X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Pai de Richarlison: “Ele está bem, focado, treinando”

Antônio Marcos de Andrade está na Inglaterra com o filho e contou como têm sido os dias do capixaba após a saída da Copa


Imagem ilustrativa da imagem Pai de Richarlison: “Ele está bem, focado, treinando”
Richarlison e Antônio se abraçam. Pai diz que o filho pode vir ao Estado após o fim da temporada inglesa |  Foto: Acervo Pessoal

As imagens da tristeza do atacante da Seleção Richarlison na eliminação para a Croácia nas quartas de final da Copa do Catar, da sua conversa com os fãs na frente do hotel em Doha, quando chorou, e seu desabafo no Instagram falando sobre o Mundial, comoveram o País.

 Passados alguns dias, como será que está o capixaba de Nova Venécia, o Pombo? Antônio Marcos de Andrade, pai de Richarlison, conversou com a reportagem de A Tribuna na manhã de ontem. Ele está com o filho na Inglaterra, onde fica a sede do Tottenham, clube de Richarlison.

 “Ele já está se recuperando. Está triste ainda, mas já está bem melhor. Está treinando no seu clube, treinando forte, para não perder o ritmo”, disse Antônio.

A Tribuna – Richarlison teve uma infância difícil. Ele mesmo já relatou em outras entrevistas que o futebol livrou ele dos caminhos ruins. Como eles pode se reerguer após a frustração que ele afirmou ter com a Copa do Catar?

Antônio Marcos de Andrade – Então, ele teve, sim, uma infância difícil. Teve que batalhar muito para chegar onde ele está hoje, mas através da determinação dele, do foco que ele tinha ... teve, não é? Desde o início, do apoio também de amigos,  da gente,  da família, ele  pôde seguir, nunca desistiu.

E ele está se reerguendo, após essa derrota aí na Copa,  sabendo que ele tem potencial para disputar a outra Copa (2026) e outras Copas não é? Então ele já está se recuperando. Está  triste ainda, mas já está bem melhor. Está treinando  no seu clube, treinando forte para não perder o ritmo. E  é isso. 

Ele sempre foi focado, então está assimilando ainda sua derrota. Mas ele sabe que futebol tem dessas coisas. Ele está preparado para isso. Ficou muito abalado no dia. Mas está se recuperando e já está voltando a treinar forte de novo para continuar as outras competições. 

Quais foram os ensinamentos que o senhor passou para ele conseguir construir uma carreira de sucesso e não perder sua essência?

A gente sempre ensinou eles, desde o começo, desde o início, desde pequeno: é o respeito, o caráter, que um homem sem caráter não é nada. Então a gente sempre ensinou isso, para ele, e para meus outros filhos também. É sempre isso. 

É sempre passar  para mente dele  não deixar o sucesso subir para a cabeça. Ele está aí num nível alto agora no futebol, mas que ele continua sendo esse homem humilde, né? Esse homem íntegro que ele é, nunca perca essa essência dele aí.

Ele encerrou a Copa muito triste. Mas é o artilheiro da Seleção Brasileira nesta Copa. Fez aquele gol incrível de voleio. Foi homenageado por Pelé. Tem o carinho dos brasileiros. Ele já teve o tempo dele de ver tudo de positivo que conquistou nesse mundial? Como ele está agora?

Ele sempre está olhando os lances da Copa. Continua assistindo,  vai assistir, eu acredito, hoje (ontem) a disputa do 3º e 4º lugares.  Amanhã (hoje) vai acompanhar a final também.

 Está bem agora, está melhor, né? Já está assimilando sua derrota e sabe que tem que estar focado para  as próximos batalhas. E ele sempre olha também os lados positivos e negativos  que ele teve na Copa. Então, é seguir em frente agora e se preparar para o próximo Mundial. 

A identificação que ele conseguiu com o torcedor brasileiro é nítida. Como um dos mais queridos da Seleção, como ele pode fazer para manter esse carinho jogando fora do Brasil?

Ele tem que continuar   sendo  quem  é. Não sair dessa linha. Continuar com humildade, com os pés no chão. Não deixar nada tirar o foco dele. Continuar batalhando e nunca perder  a essência dele  que, se Deus quiser, ele vai conseguir coisas maiores  na carreira dele.

Diversos veículos de imprensa têm divulgado que ele está fazendo tratamento para  lesão muscular. Como está o tratamento? Qual a previsão de voltar a jogar?

Quanto ao tratamento muscular eu não estou a par. Até porque  eu não posso falar qualquer notícia que se relacione ao extracampo dele. Mas ele está bem, está focado, está treinando. 

Em 2026, ele terá 29 anos, terá condições ainda de seguir com a tradicional camisa 9?

Quanto à camisa 9, eu acho assim: que ele tem condições absolutas na próxima Copa,  com 29 anos, de estar com essa camisa 9 e, com a evolução ainda maior,  vai ter mais experiência. 

Eu acredito que ele possa estar com essa camisa 9 em 2026, com 29 anos, e eu acredito que ele possa chegar lá nessa Copa bem mais experiente e em condição de fazer uma boa Copa, com essa camisa 9 ainda. 

E no Estado? Quando ele pretende voltar para receber o carinho dos capixabas?

Aí no Espírito Santo, eu acho  por agora ele não volta. Até por conta de estar treinando forte para a competição que ele tem agora aqui no clube, eu acredito que só depois do final da temporada  que ele pode aparecer aí no Espírito Santo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: