X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Pacaembu será reaberto com 10 mil lugares e não deve receber final da Copinha

Sem o Pacaembu nos últimos três anos, a final da Copinha foi decidida em dois estádios diferentes


Imagem ilustrativa da imagem Pacaembu será reaberto com 10 mil lugares e não deve receber final da Copinha
Fachada do Pacaembu antes da obra |  Foto: Reprodução/Instagram Pacaembu

O Pacaembu, tradicional estádio paulistano que está em obras há mais de dois anos, pode não receber a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior mais uma vez. A previsão é de que o local fosse palco da decisão da mais importante competição de base do País em 2024. No entanto, a 41 dias da partida, a Federação Paulista de Futebol (FPF) pode ter de encontrar uma alternativa.

A Allegra Pacaembu, concessionária detentora da outorga do Pacaembu por 35 anos, passou a operar o espaço em janeiro de 2020, mas as obras só começaram em junho de 2021. A empresa estipulou há muito tempo que o estádio seria reinaugurado em 25 de janeiro, aniversário de São Paulo e sempre o dia em que é disputada a final da Copinha.

A Allegra afirmou ao Estadão que as obras de reforma, modernização e restauro do complexo "seguem em ritmo acelerado" e que o estádio "estará apto" a receber a final da Copinha. No entanto, segundo a concessionária, apenas uma arquibancada, a norte, estará pronta até o jogo. Com isso, a capacidade de público cairá para apenas 10 mil torcedores. Por esse motivo, está no radar da FPF considerar levar o duelo para outro estádio.

A empresa não admite que as obras estão atrasadas, mas, pelas imagens panorâmicas do estádio, restam muitos ajustes até o local estar em condições de receber o confronto. O gramado, por exemplo, ainda nem foi instalado. Será um campo sintético, como do Allianz Parque. Também é necessário cumprir uma série de burocracias, como a liberação dos alvarás de liberação por parte do poder público.

FPF QUER FINAL NO PACAEMBU

A FPF deseja que o Pacaembu seja o palco da partida, conforme apurou a reportagem. Porém, se ao menos um time grande do Estado e de muita torcida chegar à decisão, como aconteceu nos últimos anos, a final terá de ser transferida para um novo local.

No mês passado, o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, foi enfático ao dizer que não há hipótese de o jogo final ser realizado fora do Pacaembu, mesmo com a capacidade reduzida e apesar de a Allegra dizer que a abertura do estádio será "planeada". "Não está pronto o complexo inteiro, todos os camarotes. Mas o Pacaembu estará pronto no dia 25 de janeiro", dissera o dirigente.

A FPF endossou, em nota, as palavras de Carneiro Bastos e vaticinou: "A decisão da Copa São Paulo de Futebol Jr. ocorrerá no estádio do Pacaembu, que tem previsão de abertura na final do campeonato."

Sem o Pacaembu nos últimos três anos, o torneio foi decidido em dois estádios diferentes. No ano passado, o Allianz Parque recebeu o jogo decisivo. Neste ano, a decisão foi disputada no Canindé. O Palmeiras ganhou tanto a ediçãod e 2022 como a de 2023. Em 2021, a competição não foi realizada em decorrência da pandemia de covid.

REGULAMENTO

O regulamento da Copinha prevê que, caso o Pacaembu não esteja disponível, caberá ao Departamento de Competições da FPF definir "em observância aos critérios técnicos e de segurança, devidamente alinhados com as forças de Segurança Pública e, em especial, com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP)", o local designado para a realização da partida. A decisão tem de obrigatoriamente sem disputada na capital paulista.

Caso um clube da capital alcance a final do torneio e seja dono da melhor campanha, ele poderá mandar a partida final em seu estádio. Na hipótese de o clube adversário ser o detentor da melhor campanha, a FPF ficará responsável por indicar o local da partida.

Se dois clubes sediados na capital do Estado forem os finalistas, a decisão será realizada no estádio do clube que possuir a melhor campanha. Caso o estádio do time de melhor campanha não atenda às condições necessárias, a responsabilidade escolher o local será da FPF, que também terá essa incumbência se nenhum clube sediado na cidade de São Paulo chegar à final.

NOVO PACAEMBU

Com previsão de reinauguração para janeiro de 2024, o Pacaembu planeja receber ao menos 20 partidas de futebol e 80 apresentações musicais ao ano. Está nos planos dos administradores do estádio resgatar a vocação de ser um complexo de cultura e lazer e ampliar a exploração comercial do espaço.

A promessa da Allegra Pacaembu é de que o complexo esportivo seja democrático e plural. "Será o estádio mais acessível do Brasil", afirmou recentemente ao Estadão Paulo Coutinho, engenheiro responsável pelas obras. "Foi feita toda uma engenharia ou arquitetura de projetos para permitir que haja acesso a todos os setores."

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: