Os brasileiros que já venceram as 500 milhas de Indianápolis
Escute essa reportagem

O estado americano de Indiana recebe neste domingo a 109ª edição da corrida das 500 milhas de Indianápolis, a prova mais tradicional do calendário da temporada da Fórmula Indy. Nessas 108 corridas realizadas, foram oito vitórias brasileiras, com Emerson Fittipaldi, Hélio Castroneves, Gil de Ferran e Tony Kanaan. Helinho é o maior vencedor da história centenária da etapa.
O circuito oval de 200 voltas, rápido e com muros próximos, é uma das provas mais importantes do automobilismo mundial, formando, junto com o GP de Mônaco de Fórmula 1 e a corrida 24 Horas de Le Mans, a Tríplice Coroa do esporte a motor. Além do significado nas pistas, a prova também é reconhecida por seu impacto econômico e cultural.
O Brasil se destaca como a segunda nacionalidade mais vencedora da Indy 500, com oito vitórias de quatro pilotos diferentes, atrás apenas dos americanos, donos da casa, que venceram 77 vezes. A Grã-Bretanha também tem oito vitórias, empatada com o Brasil, mas com cinco pilotos diferentes que já triunfaram.
Gil de Ferran correu pela Penske e trouxe a vitória para o Brasil em 2003, numa corrida histórica, emendando uma sequência brasileira após duas vitórias seguidas de Hélio Castroneves, em 2001 e 2002. Helinho ficou em segundo, com Tony Kanaan em terceiro.
Gil de Ferran morreu em 29 de dezembro de 2023, aos 56 anos de idade, após sofrer uma parada cardíaca na Flórida, nos Estados Unidos.
TONY KANAAN - UMA VEZ:
O quarto brasileiro na lista é o baiano Tony Kanaan. Ele foi o vencedor de uma corrida emocionante em 2013, correndo pela KV Racing Technology, quando ultrapassou no fim o americano Ryan Hunter-Reay.
Atualmente, Tony Kanaan não compete mais, mas continua envolvido no esporte como chefe de equipe da Arrow McLaren na Fórmula Indy.
Comentários