X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

NFL tenta liberar venda de bebida alcoólica na Neo Química Arena; entenda imbróglio


Ouvir

Escute essa reportagem

A National Football League (NFL) está se movimentando para que a venda de bebidas alcoólicas seja liberada durante a partida entre Green Bay Packers e Philadelphia Eagles, marcada para sexta-feira, na Neo Química Arena, em São Paulo, às 21h15. Segundo apurou o Estadão, a liga de futebol americano mantém conversas com órgãos públicos para encontrar uma solução frente à proibição do comércio de álcool em estádios que vigora no Estado de São Paulo desde 1996.

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar de São Paulo afirmou que, até o momento, não houve nenhuma decisão sobre qualquer tipo de autorização ou exceção relacionada à legislação estadual.

"Desde as primeiras reuniões de planejamento para a partida organizada pela NFL, a Polícia Militar informou a existência da Lei Estadual 9470/96, que proíbe a venda, distribuição e consumo de bebida alcoólica em locais de eventos esportivos, sendo que até a presente data nenhuma deliberação contrária à citada lei foi informada à Polícia Militar. Os organizadores estão cientes de todo o contexto legal e da necessidade de observância das regras estabelecidas. Caso haja alteração de cenário, a Polícia Militar adotará todas as medidas necessárias para garantir a segurança de todos os presentes ao estádio", diz o comunicado enviado ao Estadão.

A lei 9.470 veta "a venda, a distribuição ou utilização de bebidas alcoólicas" em "estádios de futebol, ginásios de esportes e demais estabelecimentos congêneres".

A proibição, contudo, não se aplica a shows realizados em arenas esportivas. Eventos como o GP de São Paulo de Fórmula 1, por exemplo, também não se enquadram no veto. O jogo de sexta-feira, primeiro da história da liga de futebol americano a ser realizado no Hemisfério Sul, tem patrocínio da Budweiser, marca de cerveja parte do grupo Ambev.

Sob a atual legislação, são vendidas apenas cervejas zero álcool em jogos de futebol e outros esportes no Estado de São Paulo. Existe um movimento recente, entretanto, envolvendo clubes e outros setores da sociedade, pela liberação do consumo de bebidas alcoólicas.

Dois projetos de lei que falam sobre o tema foram apresentados em abril deste ano na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Um é de autoria dos deputados Delegado Olim (PP), Itamar Borges (MDB) e Dani Alonso (PL), e o outro de Guto Zacarias (União) e Lucas Bove (PL).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: