Neymar completa um mês lesionado no Santos com expectativa de retorno só para a Copa do Brasil
Escute essa reportagem
Já são 30 dias desde que Neymar foi substituído antes mesmo do fim do primeiro tempo da partida entre Santos e Atlético Mineiro, em 16 de abril. O jogador havia acabado de voltar da recuperação de um edema na coxa esquerda — que o deixou 42 dias afastado — quando sentiu nova lesão, na mesma perna, dessa vez no músculo semimembranoso.
O 2 a 0 sobre a equipe mineira foi a primeira e única vitória alvinegra no Campeonato Brasileiro. Em um mês, o clube perdeu o clássico contra o São Paulo e, em casa, foi derrotado pelo Red Bull Bragantino. Caiu também frente ao Grêmio e, na capital paulista, empatou em 0 a 0 com o Ceará. Pela Copa do Brasil, empatou com o CRB em 1 a 1.
Tanto que, menos de um mês depois da segunda contusão, o Santos já publicou imagens do meia em um treino de transição, preparando-se para o retorno aos gramados. A expectativa é de que Neymar esteja presente em ao menos uma das etapas do jogo de volta contra o CRB pela terceira rodada da Copa do Brasil. A partida acontece na próxima quinta-feira. Clube precisa de uma vitória para avançar às oitavas.
Antes disso, porém, acontece o clássico alvinegro pelo Campeonato Brasileiro. Tudo indica que o 10 não será relacionado no domingo, na Neo Química Arena, para atuar contra o Corinthians. No entanto, o comparecimento de Neymar no estádio é esperado — ainda que, poucas horas depois do confronto, o time que ele preside na Kings League, a Furia, participe da final da primeira edição da liga nacional da modalidade. O jogo acontece no Allianz Parque e, segundo Cris Guedes, “parça” de Neymar e outro presidente da equipe, também contará com a presença do meia santista.
Não é a primeira vez que Neymar é ausência contra o Timão neste ano. Dos dois confrontos entre as equipes que já aconteceram em 2025, o jogador esteve presente só no primeiro, em fevereiro, válido pela fase de grupos do Paulistão. Na semifinal do campeonato, o meia foi relacionado, mas não chegou a sair do banco. Em ambas as partidas, o Peixe saiu derrotado.
Enquanto isso, o fim do contrato de Neymar se aproxima. A princípio, o acordo tem duração até o fim de junho. O Santos tem um total de seis jogos previstos até a expiração da parceria com o Príncipe da Vila e a interrupção das competições para o Mundial de Clubes da Fifa — quatro do Brasileirão, um da Copa do Brasil e um amistoso, contra o Red Bull Leipzig.
Nos bastidores, porém, é intenção tanto do time quanto do jogador estender o vínculo até meados de 2026, quando acontecerá a próxima Copa do Mundo. Desde o início, a intenção de Neymar em voltar ao seu clube de formação era recuperar-se a ponto de poder atuar pela seleção brasileira em boa forma.
Caso a renovação se concretize, o meia poderá terminar não só o Brasileirão desta temporada, mas também participará dos demais jogos da Copa do Brasil — se o Peixe conseguir avançar para as próximas fases —. No próximo ano, pode estar ainda no Campeonato Paulista e, caso o Santos se classifique, do início de algum outro torneio continental.
A grande questão agora são os valores do contrato de Neymar. Segundo revelado pelo Uol, o jogador custa uma quantia exorbitante para os cofres do Santos. De acordo com a reportagem, o meia tira do clube um total de R$ 21 milhões por mês. O montante equivale, além do salário de cerca de R$ 4 milhões, a 75% dos patrocínios do time que chegaram após o retorno do atleta. O acordo também envolve a cessão de três camarotes da Vila Belmiro para uso de Neymar, além de vôos e estadias pagas a acompanhantes escolhidos por ele.
Neymar pelo Santos em 2025
- Jogos: 9
- Minutos: 587 minutos (65 minutos por partida, em média)
- Gols: 3
- Assistências: 3
- Cartões amarelos: 2
Comentários