X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Mulheres fazem história nos Jogos de Paris

Meninas do Brasil conquistam todos os ouros e desempenho é responsável pela maioria das 20 medalhas brasileiras


Imagem ilustrativa da imagem Mulheres fazem história nos Jogos de Paris
|  Foto: Divulgação/ COB

O Brasil encerrou sua participação nas Olimpíadas de Paris 2024 com um total de 20 medalhas, distribuídas em três de ouro, sete de prata e dez de bronze. Embora a quantidade de medalhas de ouro tenha caído em relação às últimas duas edições (sete, em cada), o número total de subidas ao pódio foi a segunda melhor da história.

Além disso, levando em conta o critério de classificação dos Jogos Olímpicos, a disputa deste ano foi a quarta melhor desde o começo da participação brasileira, sendo superada apenas por Tóquio 2020, Rio 2016 e Atenas 2004.

Um importante ponto a se destacar foi o desempenho das mulheres, que foram as protagonistas desta edição. Pela primeira vez na história, a delegação brasileira contou com mais mulheres do que homens, e elas conquistaram mais medalhas do que os homens. Das 20 medalhas, 12 foram conseguidas em categorias femininas.

Destaque para Rebeca Andrade, que brilhou com quatro medalhas – uma de ouro no solo, uma de prata no individual geral e no salto, e uma de bronze na disputa por equipes na ginástica artística.

Com isso, ela se tornou a brasileira com mais medalhas na história olímpica (seis, no total).

No judô, Beatriz Souza garantiu a primeira medalha de ouro para o Brasil em Paris, vencendo na categoria +78kg. O esporte também rendeu uma medalha de bronze na disputa por equipes mistas. No surfe, Tatiana Weston-Webb conquistou a prata, tornando-se a primeira mulher brasileira a subir ao pódio olímpico na modalidade.

O Brasil também fez história no vôlei de praia feminino, com Ana Patrícia e Duda conquistando a medalha de ouro, quebrando um jejum de 28 anos.

No futebol feminino, a Seleção levou a prata após ser derrotada pelos Estados Unidos. Nas quadras do vôlei, as brasileiras mantiveram uma sequência de nove medalhas seguidas para o esporte e conquistaram o terceiro lugar, após vencer a Turquia por 3 sets a 1.


Beatriz Souza- Judô +78kg

Dona do primeiro ouro brasileiro

Medalha: Ouro

Beatriz Souza conquistou o ouro no judô na categoria +78kg, em sua estreia olímpica. Ela venceu a final contra a vice-líder do ranking, de Israel, garantindo o primeiro ouro do judô brasileiro em Paris 2024 e marcando a quinta medalha dourada na história da modalidade para o país.

Duda e Ana Patrícia- Vôlei de praia

Dupla número 1

Medalha: Ouro

Ana Patrícia e Duda ganharam a medalha de ouro no vôlei de praia feminino, encerrando um jejum de 28 anos desde a última vitória olímpica feminina na modalidade. A dupla número 1 do mundo venceu as canadenses Melissa Paredes e Brandie Wilkerson por 2 sets a 1 na grande final.

Rebeca Andrade- Ginástica artística

Imagem ilustrativa da imagem Mulheres fazem história nos Jogos de Paris
|  Foto: FRANCISCO SECO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Recordista

Medalhas: Ouro (Solo), Prata (Individual Geral, Salto) e Bronze (equipes)

Rebeca Andrade foi um dos grandes destaques de Paris 2024, conquistando quatro medalhas. Ela ganhou o ouro no solo feminino e pratas no individual geral e no salto, além de um bronze na disputa por equipes. Com essas conquistas, ela se tornou a atleta brasileira com mais medalhas olímpicas da história (seis).

Bia Ferreira- Boxe 60kg

Única do boxe

Medalha: Bronze

Bia Ferreira conquistou o bronze no boxe na categoria 60 kg após ser derrotada na semifinal pela irlandesa Kellie Harrington. Ela foi responsável pela única medalha brasileira na modalidade durante esta edição dos Jogos Olímpicos.

Ginástica Artística- equipes (Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira)

Imagem ilustrativa da imagem Mulheres fazem história nos Jogos de Paris
As atletas Júlia Soares, Lorraine Oliveira, Rebecca Andrade, Flávia Saraiva e Jade Barbosa, da seleção brasileira de ginástica artística feminina |  Foto: Abbie Parr/Associated Press/Estadão Conteúdo

Conquista inédita

Medalha: Bronze

A equipe de ginástica artística feminina, composta por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira, conquistou a medalha de bronze na disputa por equipes. Esta foi a primeira medalha olímpica do Brasil na modalidade por equipes, um feito histórico para a ginástica nacional.

Rayssa Leal- Skate street

Novamente medalhista

Medalha: Bronze

Rayssa Leal conquistou o bronze no skate street, repetindo seu sucesso de Tóquio 2020. Com apenas 16 anos, ela se tornou a segunda atleta a ganhar medalhas em edições consecutivas dos Jogos com menos de 24 anos.

Seleção feminina de futebol

Grata surpresa

Medalha: Prata

A seleção feminina de futebol surpreendeu e conquistou a medalha de prata. Com uma campanha instável na fase de grupos, as mulheres do Brasil passaram pelas donas da casa, a França, e as atuais campeãs do mundo, Espanha, no mata-mata. Na final, fizeram um jogo equilibrado, mas perderam para os Estados Unidos por 1 a 0.

Com essa conquista, o Brasil adicionou sua terceira prata na modalidade. As outras aconteceram em 2008 e 2004.

Vôlei feminino

Sequência gloriosa

Medalha: Bronze

A seleção feminina de vôlei garantiu a medalha de bronze ao vencer a Turquia na disputa pelo terceiro lugar, por 3 sets a 1. Este resultado acrescentou a sexta medalha olímpica do Brasil na modalidade, continuando a tradição de sucesso do vôlei brasileiro.

Tatiana Weston-Webb- Surfe

Quase foi ouro

Medalha: Prata

Tatiana Weston-Webb conquistou a prata no surfe feminino, tornando-se a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha olímpica na modalidade. Na decisão, perdeu, por décimos da última nota, para a americana Caroline Marks.

Larissa Pimenta- Judô (-52kg)

Imagem ilustrativa da imagem Mulheres fazem história nos Jogos de Paris
Larissa Pimenta conquistou o bronze no judô |  Foto: Wander Roberto/COB

Bateu a campeã mundial

Medalha: Bronze

Larissa Pimenta obteve o bronze no judô na categoria -52kg. Nas quartas de final, ela foi derrotada, mas conseguiu a vaga na disputa do terceiro lugar pela repescagem. Na luta do bronze, venceu a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial.


Equipe de Judô Mista | Medalha: Bronze

Alison dos Santos- Atletismo (400m com Barreiras) | Medalha: Bronze

Edival Pontes “Netinho”- Taekwondo (-68kg) | Medalha: Bronze

Caio Bonfim- Atletismo (Marcha Atlética 20 km) | Medalha: Prata

Willian Lima- Judô (-66kg) | Medalha: Prata

Isaquias Queiroz-  Canoagem Velocidade (C1 1000m) | Medalha: Prata

Gabriel Medina- Surfe | Medalha: Bronze

Augusto Akio- Skate (Park) | Medalha: Bronze

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: