X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Michelle Obama celebra reverência de Biles e Chiles a Rebeca: 'Irmandade e espírito esportivo'


Ouvir

Escute essa reportagem

Ex-primeira dama dos Estados Unidos, Michelle Obama celebrou nesta terça-feira a reverência de Simone Biles e Jordan Chiles a Rebeca Andrade no pódio do solo da ginástica artística nos Jogos de Paris-2024. O gesto resultou em uma foto icônica. "Ainda não superei esse lindo momento de irmandade e espírito esportivo! Você pode sentir o amor brilhando através dessas mulheres. Parabéns Rebeca, Jordan e Simone", escreveu Michelle Obama nas redes sociais.

O pódio com três ginastas negras e a conquista da brasileira motivaram o gesto da dupla americana. Biles levou a prata, e Chiles, o bronze. Elas se abaixaram para dar protagonismo à ginasta do Brasil, que ergueu os braços. A cena foi registrada pelos fotógrafos e roda o mundo. Depois as medalhistas deram as mãos.

"Primeiro que foi um pódio todo com mulheres pretas, então foi superemocionante para nós", afirmou Biles, apontada por muitos como a maior ginasta da história. "Então Jordan estava tipo: 'deveríamos nos curvar a ela?' Então nós pensamos: 'vamos fazer isso agora?' E foi por isso que fizemos."

Dona de 11 medalhas olímpicas (7 ouros), a estrela da ginástica chamou a brasileira de "rainha". Chiles afirmou que Rebeca é "lenda" e "ícone". "Amo Rebeca. Ela é incrível. Ela é uma pessoa maravilhosa e uma ginasta melhor ainda", afirmou Biles.

Atleta do Brasil com maior número de pódios da história do Jogos, Rebeca retribuiu os elogios das americanas e também demonstrou orgulho pelo pódio 100% negro, o que já havia acontecido no Mundial da Antuérpia, em 2023. "Ou as pessoas aplaudem ou engolem", afirmou a dona de seis medalhas olímpicas. "Poder repetir isso numa Olimpíada, com milhões de pessoas nos assistindo, é mostrar a potência que somos. Mostramos a importância dos negros e que, apesar das dificuldades, podemos sim fazer acontecer."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: