X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

'Messi do Xadrez', argentino de 10 anos ganhou do melhor jogador do mundo

Essa não é a primeira vez que Faustino Oro se destaca com um feito incrível


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 'Messi do Xadrez', argentino de 10 anos ganhou do melhor jogador do mundo
|  Foto: Reprodução/X/@chesscom

O argentino Faustino Oro tem apenas 10 anos e já surpreendeu o mundo ao vencer uma partida de xadrez contra o norueguês Magnus Carlsen, número 1 do mundo na modalidade e que já conquistou 17 títulos mundiais. O jogo ocorreu durante o Bullet Brawl 2024, competição que reuniu 156 jogadores do mundo todo.

Oro venceu o norueguês com inteligência e rapidez, e bastaram apenas 48 movimentos para determinar a vitória do argentino. A conquista foi destacada pela imprensa da Argentina, que lembrou que o apelido de "Messi do xadrez" não foi dado ao menino à toa.

Apesar da vitória, Oro não conseguiu figurar no top-10. Contudo, o bom desempenho e o triunfo sob o número 1 do mundo lhe garantiram a 21ª colocação. O primeiro lugar foi do mestre de xadrez dos Estados Unidos Hikaru Nakamura.

Essa não é a primeira vez que Faustino Oro se destaca com um feito incrível. O menino já havia impressionado os mestres do xadrez ao vencer três partidas e empatar duas no Quick Play Worlds de 2023, e também é o jogador mais jovem a alcançar 2.300 pontos no Rating Fide, que classifica atletas da modalidade.

O treinador de Oro, Jorge Rosito, explicou ao portal argentino Perfil que a história da criança no xadrez começou em 2020, na pandemia, por meio de tutoriais no YouTube. "O pai mostrou a ele o tabuleiro e depois, com os vídeos, ele ficou entusiasmado com o xadrez", afirmou Rosito, que revelou também que o jogador favorito do "Messi do xadrez" é exatamente o número 1 do mundo que foi derrotado por ele, Magnus Carlsen.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: