X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Melhores do País se reúnem em Vitória no Grand Slam de Taekwondo


Imagem ilustrativa da imagem Melhores do País se reúnem em Vitória no Grand Slam de Taekwondo
Delegação capixaba que vai participar do Grand Slam de Taekwondo |  Foto: Antônio Moreira

Nesta quinta-feira (6), Vitória vai se tornar a capital de uma das artes marciais que mais cresce no país. A cidade vai sediar até o próximo dia 9 de fevereiro o Grand Slam de Taekwondo, no Ginásio do Tancredão, uma das principais competições do calendário nacional, e que serve para definir a seleção brasileira permanente da temporada.

A expectativa é que os 1200 atletas mais bem ranqueados do o País estejam no evento. Entre os principais nomes da competição estará o medalhista olímpico Maicon Andrade, bronze nos Jogos do Rio/2016. Serão duas vagas para cada categoria, sendo o atleta campeão o dono da vaga de titular e o segundo colocado ficando com a reserva.

Anfitrião, o Espírito Santo terá uma delegação com 38 atletas, que prometem fazer valer o “fator casa”. Um capixaba com grande responsabilidade na competição é Fillipe Almeida. Único capixaba na seleção brasileira juvenil (até 59kg) no ano passado, ele migrou de faixa etária e agora vai tentar pela primeira vez uma vaga na seleção adulta, desta vez na categoria -63kg.

“Conquistei a vaga na seleção no Grand Slam do ano passado, no Rio, mas agora vai ser tudo diferente. Vou encarar adversário bem mais experientes e com mais tempo do esporte, mas venho trabalhando para conquistar minha vaga na seleção. Não vai ser peso nem idade que vai atrapalhar o meu caminho”, afirma o atleta.

Campeã da Copa do Brasil 2019, realizada em Natal/RN, a capixaba Iurya Corrêa, terceira colocada no ranking nacional na categoria -67kg adulto, vai em busca da vaga para a seleção brasileira pela primeira vez. Ela não esconde o favoritismo pela vaga, e elege suas principais rivais.

“Minha expectativa é conquistar o ouro no Grand Slam. Treinei muito para esse momento. Minhas principais adversárias serão justamente a titular e a reserva da seleção, que são a Milena Titoneli e a Júlia Herculano”, aponta a capixaba de 20 anos e que luta desde os 10 anos.

Quarta colocada no ranking e atual vice-campeã da Copa do Brasil na categoria adulto -62kg, Natally dos Santos, de 23 anos, compete há menos de três anos, e já se sente madura o suficiente para buscar sua vaga na seleção brasileira pela primeira vez.

“Comecei tarde a lutar, com 18 anos, mas com bastante dedicação evolui bastante nessas últimas temporadas, principalmente depois que passei a focar nos campeonatos nacionais, que eu comecei apenas no ano passado”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Melhores do País se reúnem em Vitória no Grand Slam de Taekwondo
Fillipe Almeida tenta uma vaga na seleção brasileira adulta de taekwondo na categoria -63kg |  Foto: Antônio Moreira

Favorito no Máster

Campeão estadual, Brasileiro e da Copa do Brasil e eleito no ano passado o melhor lutador máster do Brasil. Títulos que credenciam o capixaba Donato Alencar, de 46 anos, um dos principais nomes do Taekwondo capixaba na disputa o Grand Slam 2020.

Natural de Marechal Floriano, o lutador tem mais de 25 anos de taekwondo, mas só teve oportunidade de começar a competição depois dos 30 anos de idade, já dentro das categorias Máster.

“Na hora da luta é um contra um e tudo pode acontecer. Mas mesmo assim me considero sem falsa modéstia um dos favoritos, mas venho para ganhar”, afirma o atleta, que luta na categoria Máster 3 (para atletas com mais de 45 anos) até 58kg.

Pequena notável do tatame

Já a pequena Cristiele Kama, 13 anos, que foi a grande surpresa da Copa do Brasil ao conquistar o título na categoria cadete -33 kg, quer provar que idade não é empecilho para ser uma verdadeira vencedora.

“É mais fácil chegar ao topo do que se manter no topo”, afirma a jovem, moradora de Marechal Floriano. “Vai ser bem disputado, mas vou fazer o que eu sei para conseguir. O ouro na Copa do Brasil foi o primeiro de muitos que pretende vencer”, declara a lutadora.

Segundo o presidente da Federação Espírito Santense de Taekwondo (FESTKD), mestre Pedro Paulo Francelino, vários atletas capixabas têm chance de conquistar a vaga na seleção.

“A cada competição nacional o Estado tem batido o recorde de atletas inscritos e de resultados obtidos. No final do ano passado, na Copa do Brasil disputada em Natal/RN, nossa delegação foi campeã na categoria Máster e oitavo lugar no Adulto geral”, indica o presidente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: