X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Match Race: corrida no mar anima final de semana de capixabas

Seis equipes duelam entre si para levantar a taça de uma das competições mais tradicionais do esporte


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Match Race: corrida no mar anima final de semana de capixabas
As equipes duelam umas contra as outras até a grande final |  Foto: Divulgação

Uma competição diferente, mas que vai animar toda a família neste sábado (03) e domingo (04), a partir das 11 horas da manhã, em frente ao quiosque "Sem freio", na Praça dos Namorados, em Vitória. O Match Race, como é conhecido, consiste no duelo entre dois barcos da classe Snipe, que disputam entre si uma corrida visando sempre a grande final do torneio.

Serão 12 participantes, sendo seis equipes com dois tripulantes em cada barco, que realizam um percurso de ida e volta para definir quais times avançam na competição. De acordo com o presidente da Federação Capixaba de Iatismo (FECAI), Renato Avelar, o formato da prova é interessante porque é uma das mais simples da modalidade.

"As regatas ou corridas de barcos a vela, sempre acontecem em alto mar e longe da praia, o que deixa todo o esporte um pouco confuso e difícil para o público compreender. O Match Race simplifica isso. São apenas duas boias, uma que vai e outra que volta. E ao invés de vários barcos, apenas duas embarcações entram em cada regata, sendo um duelo um contra o outro", explicou Renato.

Mais notícias de Esporte

"A melhor parte do evento, ou seja, a cereja do bolo, é que o fato de o percurso ser curto acaba exigindo muito dos tripulantes. Eles precisam ter uma capacidade gigantesca de tomada de decisão sob pressão e com muita rapidez, além de ser exigido muita técnica para o manejo da embarcação e estratégia para conseguir o melhor resultado", afirmou o presidente da Fecai.

Para incentivar o público a assistir e participar, o torneio contará também com um narrador, que será responsável por interagir com os torcedores presentes, além de explicar o passo a passo de tudo o que estiver acontecendo no mar.

Imagem ilustrativa da imagem Match Race: corrida no mar anima final de semana de capixabas
Evento é para toda a família |  Foto: Divulgação

"O público pode esperar muita adrenalina e a animação de conhecer um esporte novo. Vai ser uma cena maravilhosa, com muita velocidade, manobras e um espetáculo sensacional. É um programa para toda a família, de leigos a aficionados. Basta dar um pulo na praia para presenciar uma grande disputa", ressaltou Renato.

A competição, que será promovida pela Federação Capixaba de Iatismo e realizada pelo Iate Clube do Espírito Santo, contará com a premiação em troféus para os melhores colocados.

Match Race

De acordo com o presidente da Federação Capixaba de Iatismo, Renato Avelar, o Match Race é uma das competições mais emblemáticas da vela mundial, tendo sido disputada pela primeira vez em 1851. Já o barco utilizado na disputa - o classe Snipe, existe desde 1932, sendo uma das classes com maior número de praticantes em todo o mundo.

Leia também

STJD bane jogadores por manipulação; Veja a lista de punições

Neymara Carvalho mais perto do hexamundial

Patrimônio do Vitória é avaliado em R$ 100 milhões

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: