Match Race: corrida no mar anima final de semana de capixabas
Seis equipes duelam entre si para levantar a taça de uma das competições mais tradicionais do esporte
Escute essa reportagem
Uma competição diferente, mas que vai animar toda a família neste sábado (03) e domingo (04), a partir das 11 horas da manhã, em frente ao quiosque "Sem freio", na Praça dos Namorados, em Vitória. O Match Race, como é conhecido, consiste no duelo entre dois barcos da classe Snipe, que disputam entre si uma corrida visando sempre a grande final do torneio.
Serão 12 participantes, sendo seis equipes com dois tripulantes em cada barco, que realizam um percurso de ida e volta para definir quais times avançam na competição. De acordo com o presidente da Federação Capixaba de Iatismo (FECAI), Renato Avelar, o formato da prova é interessante porque é uma das mais simples da modalidade.
"As regatas ou corridas de barcos a vela, sempre acontecem em alto mar e longe da praia, o que deixa todo o esporte um pouco confuso e difícil para o público compreender. O Match Race simplifica isso. São apenas duas boias, uma que vai e outra que volta. E ao invés de vários barcos, apenas duas embarcações entram em cada regata, sendo um duelo um contra o outro", explicou Renato.
"A melhor parte do evento, ou seja, a cereja do bolo, é que o fato de o percurso ser curto acaba exigindo muito dos tripulantes. Eles precisam ter uma capacidade gigantesca de tomada de decisão sob pressão e com muita rapidez, além de ser exigido muita técnica para o manejo da embarcação e estratégia para conseguir o melhor resultado", afirmou o presidente da Fecai.
Para incentivar o público a assistir e participar, o torneio contará também com um narrador, que será responsável por interagir com os torcedores presentes, além de explicar o passo a passo de tudo o que estiver acontecendo no mar.
"O público pode esperar muita adrenalina e a animação de conhecer um esporte novo. Vai ser uma cena maravilhosa, com muita velocidade, manobras e um espetáculo sensacional. É um programa para toda a família, de leigos a aficionados. Basta dar um pulo na praia para presenciar uma grande disputa", ressaltou Renato.
A competição, que será promovida pela Federação Capixaba de Iatismo e realizada pelo Iate Clube do Espírito Santo, contará com a premiação em troféus para os melhores colocados.
Match Race
De acordo com o presidente da Federação Capixaba de Iatismo, Renato Avelar, o Match Race é uma das competições mais emblemáticas da vela mundial, tendo sido disputada pela primeira vez em 1851. Já o barco utilizado na disputa - o classe Snipe, existe desde 1932, sendo uma das classes com maior número de praticantes em todo o mundo.
Leia também
STJD bane jogadores por manipulação; Veja a lista de punições
Comentários