X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Mariana Pistoia vence Pré-Olímpico de esgrima e garante 3ª vaga do Brasil em Paris 2024


Ouvir

Escute essa reportagem

A gaúcha Mariana Pistoia conquistou uma vaga no florete feminino da esgrima na Olimpíada de Paris 2024 ao vencer o Pré-Olímpico das Américas, em San José, na Costa Rica, na noite deste sábado. A atleta de 25 anos derrotou na decisão a venezuelana Isis Gimenez por 11 a 10 na prorrogação.

"Estou muito feliz com a superação que tive o dia inteiro", relatou Mariana Pistoia. "Consegui manter a cabeça focada e acreditar em mim o tempo inteiro", completou. Antes dela, Nathalie Moellhausen, na espada, e Guilherme Toldo, no florete, haviam garantido vaga em Paris 2024 para a esgrima brasileira.

Mariana Pistoia sentiu cãibras logo no primeiro lance da final e o combate parou para atendimento médico. Com dores, a gaúcha optou por uma estratégia mais defensiva e saiu atrás com 7 a 5 para a venezuelana. A gaúcha conseguiu virar para 9 a 8. No 10 a 10, ela chegou a comemorar o ponto que lhe daria o triunfo, mas após a revisão da arbitragem o ponto foi invalidado.

Na retomada da disputa, a brasileira encaixou o décimo primeiro toque no colete da colombiana e festejou a vaga nos Jogos Olímpicos. "Foi na superação. Ela jogou com cãibras, dores no dedo, na perna e na panturrilha. Mas passou por cima de tudo isso para alcançar o seu objetivo", afirmou o técnico Alexandre Teixeira.

Mariana Pistoia chegou ao evento como a melhor colocada do torneio dentre as 14 atletas, sendo a 49ª no ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE). Atleta do Grêmio Náutico União, ela foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: