X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Mafê Costa volta a bater recorde sul-americano e fica em 5º no 200m livre no Mundial


Ouvir

Escute essa reportagem

A nadadora brasileira Maria Fernanda Costa voltou a se destacar no Mundial de Esportes Aquáticos, disputado em Doha, no Catar. Nesta quarta-feira, Mafê, como é mais conhecida, bateu novamente o recorde sul-americano e terminou em quinto lugar na final dos 200 metros livre.

Ela marcou o tempo de 1min56s85, superando o recorde anterior, que também era seu. Nas semifinais, ela anotara 1min57s11. A marca, então, pertencia à compatriota Manuella Lyrio, com 1min57s28, obtido em 2016. Nos últimos 15 anos, outras brasileiras quebraram o recorde desta distância, incluindo Larissa Oliveira (em 2016 e 2015) e Monique Ferreira (2009). Manuella também impôs o melhor tempo em 2015 e 2013.

Nesta quarta, Mafê fez história também ao disputar a final dos 200m livre. Ela se tornou a primeira a alcançar esse estágio da disputa em Mundiais. Para tanto, a brasileira desistiu de disputar as eliminatórias dos 200m borboleta nesta quarta, por decisão da comissão técnica para que ela pudesse guardar energia para a final dos 200m livre.

"Foi a estratégia que estudamos desde ontem. É muito bom para mim. Estou bem feliz com o resultado. Espero melhorar até os Jogos Olímpicos. Foi uma prova bem forte. Tenho que melhorar algumas coisas, quero voltar para o Brasil e treinar mais para pegar uma final olímpica", comentou Mafê, que tem vaga garantida na Olimpíada de Paris-2024.

A medalha de ouro nos 200m livre ficou com Siobhan Bernadette Haughey, de Hong Kong, com 1min54s89. A neozelandesa Erika Fairweather levou a prata, com 1min55s77, enquanto a australiana Brianna Throssell completou o pódio, com 1min56s.

Mafê vem sendo o grande destaque do Brasil neste Mundial de Esportes Aquáticos. Ela também alcançou a final dos 400m livre e ajudou o revezamento 4x100 metros livre a obter o sexto lugar, assegurando também a classificação para os Jogos Olímpicos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: