X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Leila apoia Ednaldo ‘até o fim’, mas assina chapa de Xaud por boa relação na diretoria na CBF


Ouvir

Escute essa reportagem

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, aliada de Ednaldo Rodrigues, até sábado, não demonstrava apoio a nenhum dos possíveis candidatos para a presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Samir Xaud e Reinaldo Carneiro Bastos articulavam-se nos bastidores após o afastamento do então presidente. O primeiro, contudo, inscreveu sua chapa com 25 federações, inviabilizando o adversário, que precisava de, no mínimo, oito.

Agora, entretanto, entre os dez clubes que apoiam Xaud, está justamente o Palmeiras. Botafogo, Vasco e Grêmio (da Série A) e Remo, Paysandu, Volta Redonda e Criciúma (da Série B) também estavam neutros no sábado e apoiaram o roraimense. Amazonas e CRB demonstraram estar com Reinaldo, mas mudaram de lado.

Publicamente, a dirigente palmeirense avalia que o Xaud tem as “melhores propostas para o futebol brasileiro”. Conforme o Estadão apurou, a mudança de ideia de Leila foi também pela boa relação com a diretoria da CBF na gestão de Ednaldo. Parte considerável do corpo de dirigentes será mantido na gestão de Xaud. A continuidade, aliás, envolve nomes próximos de Gilmar Mendes.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) é quem julga o processo que afastou Ednaldo pela primeira vez, em 2023, e o devolveu o cargo em 2024. Ele é criticado por suposto conflito de interesse, já que é sócio do IDP, parceiro milionário da CBF Academy.

O apoio de Leila, portanto, se deu pela ideia de continuidade e manutenção da boa relação. Helder Mellilo vai continuar como diretor-executivo. André Mattos, na diretoria jurídica. O antigo diretor de relações institucionais, Gustavo Dias Henrique, integra a chapa como um dos vices.

Conforme o Estadão havia apurado no sábado, o Palmeiras não se manifestou sobre os candidatos, naquele momento, por entender considerar que seria “deselegante”. O motivo é que os advogados de Ednaldo Rodrigues entraram com embargos no Supremo Tribunal Federal (STF), e o dirigente ainda tem chances de ser reconduzido ao cargo.

Agora, porém, a chapa de Xaud já tinha as federações necessárias para inviabilizar o adversário, um cenário que faz a eleição do dia 25 de maio ter chapa única. A candidatura de Reinaldo chegou a ter o apoio de 32 clubes, incluindo todos da Liga Forte União (LFU).

Quando será a eleição da CBF?

A Assembleia Geral Eleitoral está marcada para o dia 25 de maio, com primeira convocação às 10h30, na sede da CBF, no Rio de Janeiro. A comissão eleitoral permitiu a participação de forma remota, já que será um domingo de rodada do Brasileirão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: