X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Lando Norris falha de novo e tem razão: parece que jamais guiou um Fórmula 1


Ouvir

Escute essa reportagem

O GP do Bahrein de Fórmula 1 ganhou contornos interessantes depois da classificação deste sábado (12). Mais uma vez, a McLaren não aproveitou completamente o domínio técnico e, apesar da pole de Oscar Piastri, tem bons motivos para se preocupar. É que Lando Norris larga apenas em sexto, atrás de um grupo de intrusos que sonha aprontar em uma pista de ultrapassagens mais possíveis que Suzuka.

Piastri fez a parte dele e é o favorito mais que destacado, mas vai ter ao lado no grid um Charles Leclerc que nem sabe direito como está lá e que não tem absolutamente nada a perder. Depois, George Russell, com uma Mercedes bem veloz, também pode causar problemas.

O estranho completo no ninho é Pierre Gasly, que levou a Alpine a um improvável quarto lugar no grid. Andrea Kimi Antonelli, punido como Russell, sai de quinto e em boa posição para atacar. Só aí aparecem Norris e Max Verstappen, mas em situações bem diferentes de equipamento.

Carlos Sainz teve ótimo dia e larga em oitavo, na frente de Lewis Hamilton, que continua sem encontrar o melhor com a Ferrari. Yuki Tsunoda ao menos foi ao Q3 e pode pontuar com a Red Bull. Gabriel Bortoleto, em uma difícil Sauber, parte de 18º.

Norris falha de novo e tem razão: parece que jamais guiou um F1

A declaração pós-classificação de Norris foi a mais certeira possível. Quando o inglês diz que parece nunca ter guiado um F1, tem razão, ou pelo menos sob pressão. Lando pode dizer que não liga, mas a impressão que passa é que piora a cada vez que a equipe fica mais forte. É como se um carro poderoso o deixasse mais perto do erro. O inglês larga em sexto e vê o companheiro Piastri na ponta e, mesmo que consiga deixar o Bahrein na liderança do campeonato, a menos que faça uma exibição histórica neste domingo, novamente vai ter vivido um fim de semana em que poderia entregar muito mais. Ninguém está cobrando a perfeição o tempo todo, mas a quantidade de erros vindo da dupla da McLaren desde 2024 é muito grande. Oscar começa o fim de semana na frente, mas agora é ele quem vai encarar os holofotes. A ver se não vacila agora.

Verstappen passa perrengue com Red Bull no Bahrein e deve mirar marcação em Norris

O fim de semana de Verstappen no Bahrein é dos mais complicados dos últimos tempos. O neerlandês não se sente bem em um carro que, claramente, tem muitos problemas também no acerto. Max saiu culpando freios e pneus pelo sétimo lugar no grid e, com um cenário preocupante também para a corrida, só pode tentar ficar o menos longe possível de Norris. O rival ajudou na tarefa no sábado, mas a corrida ainda é longa. Campeonato Mundial de Redução de Danos para ele parte 100.

Leclerc brilha e coloca Ferrari em primeira fila que parece irreal

É bem possível que nem o próprio Leclerc colocasse sua Ferrari em segundo no grid em um bolão com amigos. Mais uma vez, a veia de grande classificador do monegasco aflorou e o desempenho neste sábado foi assombroso. Ainda, beneficiado com a punição das Mercedes, subiu para segundo e pode muito bem atacar Piastri na largada. Tirando Gasly, é quem menos tem a perder no pelotão da frente, já que a Ferrari, ao menos por enquanto, não dá sinal algum de que vem disputar alguma coisa em 2025. E isso se reflete em um sofrido nono lugar de Hamilton.

Punição machuca, mas Mercedes pode sonhar com pódio no Bahrein. Inclusive duplo

A punição pós-classificação não fez bem para a Mercedes, claro, mas o time prateado ainda tem um horizonte bacana para sonhar no Bahrein. Russell parece desde a sexta-feira ser o cara mais capaz de bater de frente com o superbólido papaia da McLaren e, de terceiro, pode atacar também já no início da prova. Para Antonelli, a missão é um pouco mais dura, mas nada impede que sonhe com um pódio, afinal, tem um intruso Gasly ali no meio do bolo. Registre-se: a punição sofrida foi bem boba, vacilo dos grandes e que pode comprometer um bom trabalho.

Gasly faz volta fenomenal, Sainz respira e Haas pena

O nome do dia foi Gasly, disso não há dúvidas. Em atuação estelar com um acerto muito parecido com o da McLaren, o francês sacrificou a velocidade de reta e brilhou nos pontos de baixa velocidade para se meter no meio da ‘F1 A’. As chances para domingo são mínimas e essa falta de velocidade deve custar nas disputas por posição, mas foi um grande e inesperado momento de uma Alpine que, sim, já tinha andado bem na mesma pista nos testes de pré-temporada. Na Williams, Sainz conseguiu um respiro em um duelo que tem sido traumático com Alexander Albon, enquanto Esteban Ocon partia para fazer o mesmo diante do novato sensação Oliver Bearman, mas perdeu o controle e estourou o carro no muro no Q2. Virou pesadelo para a Haas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: