X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

Esportes

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

João Fonseca: o que torna o tenista brasileiro de 18 anos tão especial? Veja infográfico

foto autor
Estadão Conteúdo
15/01/2025 - 20:00

Ouvir

Escute essa reportagem

João Fonseca é o nome do esporte nacional neste começo de 2025. O garoto de 18 anos estreou no Australian Open como se fosse uma brincadeira e eliminou Andrey Rublev, número 9 do ranking mundial. O sucesso não é de hoje, mas fura a bolha do tênis pela primeira vez na curta carreira de Fonseca, que já é elogiado por figurões como Novak Djokovic, Carlos Alcaraz, Andy Roddick e Boris Becker, além de ele próprio apresentar potencial para estar na mesma prateleira que esses nomes.

A alta de João Fonseca começou ainda no fim de 2024. Em dezembro, o brasileiro foi campeão invicto do Torneio Next Gen Finals, competição que engloba os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito mundial. Logo após a virada do ano, veio novo título, no Challenger de Camberra, um ATP 125.

Os feitos são grandes, ainda mais considerando que Fonseca ainda disputava categorias juvenis até 2023 e entrou de cabeça no tênis profissional somente no ano passado. Ele venceu três partidas de qualificação para estrar no Australian Open contra Rublev.

O saque mais rápido de Fonseca na competição chegou a 214km/h, o que superou a marca de Carlos Alcaraz. Aos 21 anos, o espanhol é um fenômeno do tênis, terceiro no ranking mundial e já foi campeão do US Open, Wimbledon e Roland Garros. Falta a ele apenas o Australian Open, em disputa no momento.

O forehand (golpe de direita) de João Fonseca também é destaque. Ele atingiu 181 km/h, velocidade que chegou a ser a maior do Australian Open naquele dia. A marca também supera Alcaraz, que registrou forehand de 178km/h.

A partida contra Rublev também demonstra ousadia. O segundo saque costuma ser de segurança para os tenistas, evitando uma pancada. Mesmo assim, Fonseca não se intimida e chegou a registrar 175km/h no segundo serviço, valor superior à média do top-10 do ranking mundial, que é de 158km/h.

Ainda na vitória contra o russo, Fonseca teve 70% de acertos em primeiros serviços (84 em 120), 77% de pontos ganhos na rede (14 em 18) e “quebra” de 83% de pontos que dariam vitória a Rublev (5 em 6).

Independentemente da sequência do Australian Open, João Fonseca furou a bolha do tênis e se apresentou ao torcedor brasileiro. Djokovic acredita que o garoto seja o melhor talento do País desde Guga. Em breve, o brasileiro chegará ao nível de ele mesmo ser a referência.

Quando é o próximo jogo de João Fonseca?

João Fonseca volta a jogar pelo Australian Open na madrugada desta quinta-feira, 16. O tenista encara o italiano Lorenzo Sonego, número 55 do ranking da ATP, pela segunda rodada do Grand Slam. O embate entre João Fonseca e Lorenzo Sonego será o quarto da 1573 Arena. A partida deve ter início por volta das 3h (horário de Brasília), caso a programação não sofra alterações pelos organizadores do torneio. O duelo tem transmissão da ESPN (TV fechada) e do Disney+ (streaming).

Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso