X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

João Fonseca dará salto no ranking e se tornará integrante mais jovem do Top 100 da ATP


Ouvir

Escute essa reportagem

A ovação a João Fonseca na Arena 1573, mesmo após a eliminação no Australian Open, não é por menos. A história promissora que o brasileiro de 18 anos vem escrevendo no tênis é refletida no salto que o carioca vai dar no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) na próxima atualização, realizada sempre no início de cada semana. Ele deve figurar entre os cem melhores, sendo o mais jovem da lista.

João Fonseca é atualmente o número 112 do ranking, mas ocupa momentaneamente a 98ª posição. O feito aconteceu logo após a vitória na estreia sobre o russo Andrey Rublev, número nove do mundo. Apesar da derrota para Lorenzo Sonego na segunda rodada do Australian Open, ele não pode ser mais ultrapassado até o fim do Grand Slam australiano, no qual somou 80 pontos. O carioca acumula 600 na pontuação geral.

A entrada provisória no Top 100 também faz de João Fonseca o segundo tenista brasileiro mais bem ranqueado. O carioca está atrás apenas do paranaense Thiago Wild, de 24 anos, que detém a 76ª posição, 732 pontos. Thiago Monteiro é outro que aparece provisoriamente entre os cem melhores, logo atrás de João Fonseca, no 99º lugar, com 594.

Após a vitória sobre Rublev, Fonseca comentou o feito, afirmando que entrar no Top 100 era um “sonho”, destacando a importância do feito para marcar presença nas principais competições do circuito. “Com certeza uma das metas para esse ano é jogar mais Grand Slams. Estou muito contente e espero crescer no ranking.”

Fonseca vem acumulando feitos importantes. Antes da arrasadora vitória sobre Rublev na estreia, ele já havia conquistado dois títulos consecutivos, o Next Gen ATP Finals e o Challenger de Camberra. O 112º lugar já era a melhor marca da carreira do brasileiro até então. Ele iniciou 2024 no 730º lugar e pulou mais de 600 posições desde então.

A trajetória meteórica do brasileiro ganhou as manchetes internacionais nesta semana, com diversos veículos de imprensa ao redor do mundo destacando os feitos do brasileiro. Ele chamou a atenção de nomes importantes da modalidade, como Carlos Alcaraz, Novak Djokovic e John McEnroe, que rasgaram elogios ao prodígio carioca.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: