Hugo Calderano sobe no ranking após derrotar chinês nº 1 e ser campeão mundial
Escute essa reportagem
O histórico título mundial conquistado em Macau, na China, com vitória sobre o número 1 do mundo, fará Hugo Calderano subir no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, na sigla em inglês).
Na próxima atualização do ranking, o carioca de 28 anos subirá um lugar e vai aparecer em quarto, à frente do chinês Liang Jingkun, que cairá para o quinto posto. Ele só estará atrás dos três rivais que superou durante a caminhada vitoriosa na China: o japonês Tomokazu Harimoto (3º) e os chineses Wang Chuqin (2º) e Lin Shidong (1º).
Leia também
Calderano eliminou Wang Chuqin nas quartas, Tomokazu Harimoto nas semifinais e superou com autoridade Lin Shidong na final vencida pelo brasileiro com parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5.

O quarto lugar não é a melhor colocação da carreira do brasileiro no ranking. Em 2022, ele alcançou o top 3 depois de ganhar a etapa do Catar do circuito mundial de tênis de mesa.
O ranking da ITTF é atualizado semanalmente e considera os oito melhores resultados de cada atleta nas últimas 52 semanas. Os pontos ganhos em cada competição valem por um ano.
O título é o mais importante da carreira de Calderano e da história do tênis de mesa do Brasil, uma vez que o atleta foi a primeiro não asiático e europeu ao alcançar o feito. O esporte é dominado há décadas pelos chineses. Prova disso é que, desde a primeira edição do Mundial, em 1980, mesatenistas da China ganharam 26 vezes a competição.
Comentários