X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Gabigol vai para o Corinthians? Entenda impasse por renovação com o Flamengo


Ouvir

Escute essa reportagem

O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, se tornou alvo de nova polêmica após uma foto sua vestindo a camisa do Corinthians viralizar nas redes sociais na quinta-feira. Apesar do estafe do atleta afirmar que a imagem "não é verdadeira", a situação deixou torcedores do Flamengo irritados e abalou a relação com a diretoria, que tomou conhecimento do caso por meio da imprensa. O jogador, que ainda não acertou a sua renovação com o clube carioca, tem futuro incerto na equipe rubro-negra e pode voltar à pauta da equipe paulista nos próximos dias.

Aos 27 anos, Gabigol tem contrato com o Flamengo somente até 31 de dezembro. Ou seja, ele está livre para assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe a partir do dia 1º de julho, daqui a 45 dias, quando faltará seis meses para encerrar o vínculo com o rubro-negro carioca. Ao fim do ano passado, a diretoria chegou a apalavrar uma renovação até 2028 com o ídolo, mas voltou atrás.

Encerrando um período de 16 anos do grupo de Andres Sánchez no poder, Augusto Melo assumiu a presidência do Corinthians no início do ano tendo em vista a reformulação do elenco. Gabigol era o principal alvo da janela de transferências e o mandatário corintiano chegou a receber Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, para negociar o jogador e trazê-lo para a equipe do Parque São Jorge. A diretoria rubro-negra, porém, bateu o pé e decidiu não vender o atleta, mesmo correndo o risco de perdê-lo de graça ao final da temporada.

Tanto o flerte com o Corinthians quanto as conversas por renovação com o Flamengo esfriaram após Gabigol ser punido, em março, pela Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por tentativa de fraude em exame antidoping. Em princípio, a sanção manteria o atleta afastado das atividades relacionados ao futebol até abril de 2025.

Entretanto, o jogador conseguiu suspender a pena no mês seguinte e voltou a ficar à disposição do clube. Assim como em quase em toda a temporada 2023, o atacante manteve o status de reserva em seu retorno, com Pedro titular na posição. Em 2024, Gabigol entrou em campo pelo Flamengo 12 vezes e marcou apenas dois gols.

SONHO ANTIGO

Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, tem intenção de retomar as conversas por renovação com o Gabigol no fim de junho. Entretanto, a polêmica da foto do jogador vestindo a camisa do Corinthians pode mudar os rumos da negociação. Enquanto a diretoria rubro-negra estuda uma punição ao atleta, o time do Parque São Jorge vê abrir uma possibilidade de reiniciar conversas para contratar o atacante.

O diretor executivo corintiano, Fabinho Soldado, que atua na contratação de atletas ao lado de Augusto Melo, trabalhou no Flamengo até o ano passado e poderia ser um trunfo na negociação por Gabigol. Na virada do ano, o presidente alvinegro chegou a dizer que as negociações com o atacante estavam caminhando bem antes de a transação frustrar.

"Conversa adiantada, depende deles. É um atleta que nos interessa e tem nossas características. Fizemos a nossa parte, sabemos que é difícil, um dos melhores jogadores do país, ídolo por onde passou, e nos interessa. Está caminhando bem, se Deus quiser", disse à época.

Caso o Corinthians deseje contratar Gabigol ainda em 2024, na janela de transferências do meio do ano, terá de negociar valores mais amigáveis. A multa rescisória do atacante é de aproximadamente 33 milhões de euros (R$ 161 milhões), quantia considerada inviável pela diretoria alvinegra. Outra alternativa seria firmar um pré-contrato com o atleta e recebê-lo de graça em 2025.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: