Gabigol é a aposta do Flamengo contra o Timão no jogo deste domingo
Questionado pela temporada que faz em 2023, artilheiro pode ser decisivo neste domingo, diante do Corinthians, no Maracanã, às 16h
O desempenho de Gabigol em 2023 tem levantado cada vez mais questionamentos sobre a sua parte física. Quem vê o que o atacante fez em campo nos primeiros anos de Flamengo - que neste domingo (21) enfrenta o Corinthians, às 16h, no Maracanã - pode se perguntar por que o ídolo perdeu não só a capacidade de finalizar bem, mas a de superar os adversários com velocidade e força, como fazia quando chegou ao clube.
O misto dessas duas características foi alterado em relação às últimas temporadas. Gabigol está mais forte, ganhou musculatura, mas conserva o peso que tinha em 2019.
LEIA MAIS:
Santos e Palmeiras empatam na Vila em clássico morno e mantêm tabus
Red Bull Bragantino volta a vencer no Brasileirão e freia embalo do Athletico-PR
A composição corporal, entretanto, não tem resultado em maior potência, ao menos aparentemente. Com mais água no corpo em função do ganho de massa, o jogador está com uma aparência mais inchada, por isso a sensação de ganho de peso, que não se confirma nos dados.
Na prática, Gabigol mantém a mobilidade e a intensidade nos jogos, mesmo com o maior número de minutagem na temporada pelo Flamengo. O atacante participou de 2.520 minutos, o equivalente a 75,6% da minutagem total no ano. Hoje, é o terceiro em ações intensas (acima de 21km/h) e sprint (acima de 25km/h), tendo atingido a velocidade máxima de 33,9 km/h na temporada.
No último jogo contra o Fluminense, por exemplo, chegou aos 32,8 km/h.
Em comparativo com a temporada de 2022, possui os mesmos números de intensidade, sendo que em 2023 aumentou a média em distância total (recorde de 11.237m jogo) e aceleração (sprint de 429m).
Nos treinamentos, também não há indícios de que a parte física seja um problema. Segundo os relatos, o camisa 10 não reclama de atividades mais desgastantes e é sempre um dos mais motivados.
Para atingir seus objetivos, Gabigol contratou um dos fisioterapeutas do Flamengo para fazer acompanhamento particular. O rubro-negro entende que o trabalho individualizado fora do clube faz parte do processo de atletas de alto nível.
Gabigol tem acompanhamento individualizado multidisciplinar desde os 16 anos. Um detalhe nesse processo destacado pelo Flamengo é a maturação muscular de um atleta, que se dá entre os 25 e 30 anos (Gabigol tem 26). A maturação cardio-pulmonar (respiratória) acontece entre os 35 e 40 anos.
As suspeitas levantadas sobre a forma física apontam na direção de um problema na preparação e no condicionamento técnico.
Recentemente, Gabigol virou alvo de cobranças de torcedores no estádio, no aeroporto, e nas redes sociais. Ídolo do clube, com gols em finais, vive sob o fantasma da própria trajetória no Flamengo. No peito mais sarado, carrega a tatuagem com os dizeres “predestinado”.
Varela, Pedro e Arrasca no time titular
Diferentemente do que fez nas últimas semanas, Jorge Sampaoli decidiu montar time no último treinamento anterior a uma partida. No de ontem, véspera do jogo com o Corinthians, as novidades foram as voltas de Varela e Pedro.
É importante destacar que, como o jogo é cedo, às 16 horas, não haverá hoje o já tradicional treino em manhãs de jogos.
Varela ainda não havia jogado com Jorge Sampaoli. Sua última partida fora disputada em 13 de abril, quando o Flamengo perdeu por 2 a 0 para o Maringá, no primeiro duelo entre os clubes pela terceira fase da Copa do Brasil. Além de ter perdido a titularidade, o atleta passou por procedimento no quadril direito no fim do mês passado.
Depois de entrar no segundo tempo da partida contra o Ñublense (2 a 0), que marcou a estreia de Sampaoli pelo Flamengo, Wesley fez oito partidas consecutivas como titular.
O Flamengo encara o Corinthians pela sétima rodada do Brasileiro neste domingo, às 16h, no Maracanã. O time tem 50% de aproveitamento na competição, com três vitórias e mesmo número de derrotas.
“Eu penso que é o ponto de partida para o crescimento da mentalidade do jogador com este escudo e a obrigação de fazer todos os jogos da mesma forma (que fez contra o Fluminense)”, disse Sampaoli após o Fla-Flu da última terça-feira, pela Copa do Brasil.
Ainda em busca da confiança da torcida - parte dela não saiu satisfeita com o empate sem gols mesmo com um a mais no segundo tempo no jogo de terça-feira -, o Rubro-Negro teve pontos a favor que animam para o prosseguimento da temporada. Um deles foi a intensidade demonstrada, algo que os torcedores esperam ver novamente, assim como Arrascaeta voltando ao bom futebol.
E um tropeço contra um Corinthians, que ainda não venceu sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e que está na zona de rebaixamento, retornaria toda a desconfiança às vésperas de um confronto decisivo durante a semana, contra o Ñublense, pela Libertadores.
flamengo x corinthians
Provável escalação:
FLAMENGO:
- Santos
- Varela
- Fabrício Bruno
- Léo Pereira
- Ayrton Lucas
- Thiago Maia Pulgar
- Arrascaeta
- Gerson
- Gabigol
- Pedro
- Técnico: Jorge Sampaoli
CORINTHIANS:
- Cássio
- Fagner
- Gil
- Murillo
- Matheus Bidu
- Paulinho
- Fausto Vera
- Maycon
- Adson (Wesley)
- Róger Guede
- Yuri Alberto
Técnico: V. Luxemburgo
Estádio: Maracanã
Horário: 16 horas
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Comentários