X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Futuro de Max Verstappen pode virar jogo de xadrez e incendiar circo da Fórmula 1


Ouvir

Escute essa reportagem

O início da temporada 2025 de Max Verstappen em nada se assemelha ao que foram os últimos anos que culminaram em quatro títulos consecutivos do holandês na Fórmula 1. O piloto da Red Bull enfrenta dificuldades e a sua capacidade técnica é uma das poucas explicações encontradas para justificar como ele consegue se manter próximo das McLarens.

Não é tratada como novidade a informação de que Verstappen estaria descontente na Red Bull. Em 2024, em meio a polêmicas envolvendo o chefão Christian Horner, aumentaram os burburinhos sobre uma saída antecipada da equipe austríaca. No entanto, os caminhos se pavimentaram para uma permanência e um novo título mundial.

Verstappen tem contrato com a Red Bull até o fim de 2028, mas desperta o interesse de outras grandes marcas na Fórmula 1. Mercedes e Aston Martin despontam como principais candidatas a abrigar o holandês a partir de 2026. Um ano sabático também não é descartado, uma vez que o tetracampeão já argumentou em diversos momentos que não se via por tanto tempo na categoria diante do número exagerado de Grandes Prêmios.

Em 2026, a Fórmula 1 sofrerá importantes alterações em sua motorização e modelos aerodinâmicos. A Red Bull deixará de vez de fabricar motores em parceria com a Honda e ativará o acordo com a americana Ford. Os japoneses migrarão para a Aston Martin, que já conta em seu estafe com Adrian Newey, o “mago da aerodinâmica” e velho conhecido de Verstappen.

A Aston Martin tem o bicampeão mundial Fernando Alonso e o canadense Lance Stroll, filho do dono da equipe - Lawrence - ocupando seus cockpits. No entanto, o magnata canadense estaria disposto a negociar uma fatia maior da escuderia com o fundo soberano saudita (PIF), que investiria milhões de euros para reforçar o time com Max Verstappen, segundo o jornal italiano Gazzetta dello Sport.

Há algumas semanas, o mesmo veículo apontou que a Aston Martin ofertaria ao holandês cerca de 88 milhões de euros anuais (R$ 581 milhões) em um contrato cujo início é 2026 e tem término previsto para 2028. No total, o holandês poderia faturar até R$ 1,74 bilhão. Na Red Bull, Verstappen recebe 50 milhões de euros por temporada (R$ 330 milhões, na cotação atual).

Outra possibilidade ventilada é que Verstappen troque a Red Bull pela Mercedes. Até aqui, a escuderia alemã demonstra satisfação com sua dupla capitaneada por George Russell com o jovem italiano Andrea Kimi Antonelli ainda se desenvolvendo. A única dança das cadeiras plausível, neste caso, seria com a ida de Russell para a vaga deixada pelo holandês na escuderia austríaca. O britânico e o tetracampeão tiveram recentes desentendimentos e não têm boa relação.

Uma decisão deve tomar corpo nas próximas semanas, especialmente com o desembarque da Fórmula 1 na Europa. O início do segundo semestre costuma ser reservado para a conclusão dessas negociações. Verstappen quer ter condições de continuar brigando por vitórias e títulos e, para isso, o desenvolvimento do novo motor é muito importante. A escuderia que tiver os dados mais positivos para tal meta pode atrair o holandês com mais facilidade.

GP de Miami de Fórmula 1: programação, horário e onde assistir

  • 02/05 (sexta-feira) - 13h30 - Treino Livre - BandSports
  • 02/05 (sexta-feira) - 17h30 - Treino classificatório para a corrida sprint - BandSports
  • 03/05 (sábado) - 13h - Corrida sprint - BandSports
  • 03/05 (sábado) - 17h - Treino classificatório para a corrida principal - Band e BandSports
  • 04/05 (domingo) - 17h - Corrida principal - Band

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: