Sem Kaio Jorge, Flamengo observa Marcos Leonardo como alternativa para o ataque
Atacante do Al Hilal surge como plano B do Rubro-Negro para ser a sombra de Pedro na temporada
Após ter as duas tentativas milionárias de contratar Kaio Jorge, ambas negadas pelo Cruzeiro, o Flamengo voltou suas atenções para a Arábia Saudita, precisamente Marcos Leonardo, do Al-Hilal.
O interesse ainda é embrionário, mas pode ser o nome para “fazer sombra” a Pedro nesta temporada e ainda ser uma grande opção para o treinador Filipe Luís.
Marcos Leonardo, de 1,76m, joga mais fixo dentro da grande área, sendo o clássico centroavante que finaliza em poucos toques, de forma mais parecida com Pedro, de 1,85m.
Mesmo não sendo tão habilidoso quanto o camisa 9 da Gávea em curto espaço, ele tem a vantagem da explosão e força, que o permite levar a vantagem física contra marcadores e participar mais do estilo de pressão que Filipe Luís preza em seu jogo.
Diferentemente de Pedro e também de Kaio Jorge, que não tiveram espaço no exterior nos clubes pelos quais passaram - os italianos Juventus e Fiorentina, respectivamente -, Marcos Leonardo ficou pouco tempo no Benfica, de Portugal, mas anotou sete gols em 21 partidas, antes de ser vendido ao clube saudita, em setembro de 2024, por 40 milhões de euros (R$ 253 milhões na cotação atual).
Este valor, inclusive, esbarra no interesse para o clube rubro-negro. A oferta pelo atacante do Cruzeiro chegou ao valor 32 milhões de euros (sendo 24 milhões de euros mais Everton Cebolinha, avaliado em oito milhões de euros). O Cruzeiro encerrou as negociações com o Flamengo pelo jogador, segundo o site ge.
Atualmente, Marcos Leonardo é o artilheiro do Al-Hilal, com 11 gols em 16 partidas, virando o nome do ataque mesmo após ser escanteado em meados de 2025, apesar de ter feito um início sólido com 29 gols em 43 jogos - quatro deles no Mundial de Clube, sendo um nas quartas diante do Fluminense.
Por escolha do treinador Simone Inzaghi, Marcos Leonardo não foi relacionado nas disputas nacionais devido ao time ter atingido o limite de estrangeiros.
Com isso, o atleta quase acertou sua ida por empréstimo ao São Paulo, mas a sua retomada pelo clube ocorreu alguns meses depois, após uma lesão do português João Cancelo, em novembro de 2025, que rendeu um espaço para o centroavante mostrar o seu valor.
Em relação a Pedro, mesmo entregando 15 gols em 39 jogos, Pedro passou por desavenças com o treinador ao longo da temporada passada, que também foi picotada por lesões.
Filipe Luís tentou usar outros nomes em seu lugar, mas nenhum dos jogadores rendeu o esperado. O exemplo é Juninho que chegou do Qarabag, do Azerbaijão, por 5 milhões de euros (R$ 31 milhões, na época), mas não vingou e foi vendido ao Pumas, do México, pelo mesmo valor.
Os números
- 7 gols Marcos Leonardo fez em 21 partidas pelo Benfica
- 29 vezes ele balançou as redes pelo Al-Hilal
- 22 anos é a idade do atacante
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários