Fluminense goleia o Flamengo e é o campeão Carioca de 2023
Com dois gols de Cano e golaço de Marcelo, time de Fernando Diniz massacrou o rubro-negro
Escute essa reportagem
Com dois gols de Gérman Cano e um golaço de Marcelo, o Fluminense goleou o Flamengo por 4 a 1 e se sagrou campeão Carioca de 2023. Alexsander fechou o marcador, enquanto Ayrton Lucas descontou para o Flamengo.
Este é o segundo título consecutivo do Tricolor. Em 2022, também foi campeão sobre o Flamengo.
Vale lembrar que o Fluminense, time de melhor campanha da primeira fase da competição, havia perdido o primeiro jogo da decisão por 2 a 0. Ao Tricolor restava apenas vencer por três ou mais gols de diferença para escapar dos pênaltis ou por dois gols e disputar as penalidades.
O Flamengo seria campeão com um empate ou derrota de um gol de diferença.
Resenha
Os times entraram em campo com surpresas. Vítor Pereira apostou em um ataque com Pedro, Gabriel e Éverton Cebolinha, enquanto Fernando Diniz escalou Marcelo e Felipe Melo. O lateral fez sua reestreia com a camisa tricolor na Libertadores, no meio da semana.
Em campo, o que se viu foi um domínio avassalador do Fluminense. O Flamengo não conseguiu jogar e foi presa fácil para os comandados de Fernando Diniz, que mostrou estar iluminado, tanto que o primeiro gol teve muito da sua orientação.
Logo após Alexsander mandar uma bola na trave, Marcelo recebeu na direita, girou o corpo para cima de Éverton Cebolinha e mandou no fundo das redes, marcando o seu primeiro gol neste retorno ao clube tricolor.
O gol deu ainda mais fôlego ao time do Fluminense, que seguiu pressionando o Flamengo. Aos 31 minutos, em bela jogada de contra-ataque, Ganso deu passe milimétrico para Cano. Decisivo, o atacante pegou de primeira para fazer 2 a 0. Foi o sexto gol do argentino diante do rival nesta temporada.
O Flamengo viveu lampejos de bons momentos no fim, mas, ainda assim, quase sofreu o terceiro gol. Aos 44 minutos, Ganso colocou Alexsander na cara do gol. O lateral encheu o pé, mas viu Santos fazer um milagre para evitar um prejuízo ainda maior
No segundo tempo, o Flamengo voltou sem Gabriel, o que irritou ainda mais os torcedores do time rubro-negro, apesar da entrada de Éverton Ribeiro. Em campo, a equipe de Vítor Pereira parecia que incomodaria o Fluminense e chegou a exigir grande defesa de Fábio em cabeçada de Thiago Maia.
Mas foi só. Em um descuido de Fabrício Bruno dentro da área, o árbitro, com ajuda do VAR, marcou pênalti para o Fluminense. Cano foi para a cobrança, mas chutou em cima do goleiro Santos. O atacante pegou o rebote e fez mais um. Aos 19, Alexsander aumentou a vantagem para 4 a 0.
O abatimento acabou ficando evidente no semblante dos jogadores do Flamengo. Na parada técnica, Vítor Pereira quase não esboçou reação, que também não foi vista dentro das quatro linhas. A torcida tentou, pediu por Bruno Henrique, que foi relacionado após quase dez meses, mas não entrou em campo.
Os minutos finais foram tensos. Houve um princípio de confusão, controlado rapidamente pela arbitragem. As chances foram escassas. Com isso, tomou conta as vaias em cima dos jogadores do Flamengo e os gritos de "olé" da torcida do Fluminense.
Mesmo assim, o Flamengo ainda conseguiu diminuir aos 50 minutos. Matheus França cruzou, Nino desviou e Ayrton Lucas, na sobra, marcou. No entanto, não deu tempo para buscar o empate, e o Fluminense acabou confirmando o título.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 4 X 1 FLAMENGO
FLUMINENSE - Fábio; Guga, Nino, Felipe Melo (Vitor Mendes) e Marcelo (David Braz); André, Alexsander, Ganso (Gabriel Pirani) e Arias; Keno (Lima) e Cano. Técnico: Eduardo Barros (auxiliar)
FLAMENGO - Santos; Fabrício Bruno (Filipe Luís), Léo Pereira (Matheus França) e David Luz; Varela, Gerson, Thiago Maia (Victor Hugo) e Ayrton Lucas; Everton Cebolinha (Matheus Gonçalves), Pedro e Gabigol (Éverton Ribeiro). Técnico: Vítor Pereira.
GOLS - Marcelo, aos 27, e Cano, aos 31 minutos do primeiro tempo Cano, aos nove, e Alexsander, aos 19 minutos do segundo tempo. Ayrton Lucas, aos 50.
ÁRBITRO - Bruno Arleu de Araújo.
CARTÕES AMARELOS - André e David Braz (Fluminense); Léo Pereira, Éverton Ribeiro e Gerson (Flamengo).
RENDA E PÚBLICO - Não divulgados.
LOCAL - Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Comentários