X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga na Libertadores

Rubro-negro se apoia na vantagem de 2 a 0 conquistada no Maracanã


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Flamengo desafia desfalques e altitude para confirmar vaga na Libertadores
Jogadores do Flamengo durante treinamento |  Foto: Marcelo Cortes /CRF

Desfalcado e na altitude de La Paz, o Flamengo vai em busca da vaga nas quartas de final da Copa Libertadores nesta quinta, às 21h30, diante do Bolívar, no Estádio Hernando Siles. Para enfrentar as adversidades, o rubro-negro se apoia na vantagem de 2 a 0 conquistada no Maracanã. Ou seja, pode perder até por um gol de diferença.

A vantagem poderia ser menor, já que o segundo gol do Flamengo, de Léo Pereira, foi marcado no fim da partida. Com isso, o time carioca pode até perder por um gol de diferença que conseguirá avançar à próxima fase.

Na fase de grupos, em solo boliviano, o Flamengo perdeu por 2 a 1. O Bolívar, no entanto, saiu satisfeito com o placar no Rio de Janeiro e vai confiante na tentativa de reverter o resultado.

O Bolívar venceu todos os jogos com o Flamengo em La Paz (três vezes), mas nunca por uma diferença de três gols, que é necessária para classificar sem que a vaga seja decidida nos pênaltis.

O técnico Tite tem vários desfalques porque muitos jogadores estão entregues ao departamento médico. São eles: os laterais Wesley e Viña; o meia Arrascaeta; e os atacantes Pedro, Gabigol e Éverton Cebolinha.

Desfalques na goleada sofrida frente ao Botafogo por 4 a 1, o volante De la Cruz e o atacante Luiz Araújo estão de volta. Bruno Henrique deve começar a partida entre os reservas, porque Carlinhos treinou entre os titulares como camisa 9, como uma referência no ataque.

A ausência mais sentida, neste momento, será do uruguaio Arrascaeta, considerado o 'cérebro' do time carioca. Tite já sinalizou que vai aproveitar para reforçar a o sistema de marcação, com a presença de quatro jogadores no meio-campo. O zagueiro Léo Ortiz volta a atuar como volante ao lado de Erick Pulgar, dando suporte para De La Cruz e Gerson.

"A mentalidade dos atletas é fundamental, o futebol se joga, antes de tudo, com a cabeça. Estamos em uma sequência forte de jogos, com muitos desfalques, mas temos um resultado a nosso favor e a experiência de nossos atletas em situações como essas", afirmou o técnico Tite.

Para atenuar os efeitos da altitude de 3.640 metros da capital da Bolívia, a comissão técnica armou uma logística diferente. Só vai chegar em La Paz duas horas antes do jogo. A delegação embarcou no final da tarde de quarta-feira para Santa Cruz de La Sierra, que fica ao nível do mar.

Nesta cidade vai permanecer até 17h30 (de Brasília) na quinta-feira, indo depois para a capital, onde chegará uma hora e meia antes do jogo. Os fisiologistas atestam que a altitude interfere no rendimento dos jogadores a partir da quarta ou quinta hora.

Do outro lado, o Bolívar deve repetir a escalação do jogo de ida. A principal dúvida é o volante Justiniano, que vem reclamando de dores musculares. Caso não entre em campo, será substituído por Ervin Vaca.

"Vamos enfrentar uma grande equipe, e sabemos do que são capazes, já os enfrentamos na fase inicial. Somos fortes em casa e temos a ambição necessária para passar às quartas de final", disse o técnico Flávio Robatto.

FICHA TÉCNICA

BOLÍVAR X FLAMENGO

BOLÍVAR - Lampe; Jesús Sagredo, Orihuela, Anderson Jesus e José Sagredo; Justiniano, Saucedo e Ramiro Vaca; Bruno Sávio, Oviedo e Fábio Gomes. Técnico: Flávio Robatto.

FLAMENGO - Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Léo Ortiz, De la Cruz e Gerson; Luiz Araújo e Carlinhos. Técnico: Tite.

ÁRBITRO - Yael Falcón Pérez (ARG).

HORÁRIO - 21h30.

LOCAL - Estádio Hernando Siles, em La Paz (BOL).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: