X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Fifa inicia no Rio vistoria de cidades candidatas à sede da Copa do Mundo de futebol feminino


Ouvir

Escute essa reportagem

A Fifa iniciou nesta quarta-feira a vistoria das 12 cidades-sedes que disputam o direito de realizar as partidas da Copa do Mundo feminina no Brasil, marcada para 2027. A visitas vão até o dia 11 de outubro. De acordo com a organização, as candidatas serão anunciadas no início do ano que vem.

O Maracanã foi o primeiro estádio da lista a ser inspecionado pela equipe técnica da entidade. A ideia é analisar a infraestrutura das praças esportivas e identificar as áreas que precisem ser aprimoradas ou modernizadas para atender os requisitos de organização da Copa do Mundo Feminina.

Além dos estádios, a equipe técnica vai avaliar questões como transporte, aeroportos, infraestrutura técnica e aspectos como venda de ingressos e hospitalidade.

"O Brasil apresentou 12 opções muito boas e estamos felizes de estar aqui para realizar um processo de escolha tão competitivo, que determinará quais cidades e estádios sediarão a décima edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA. Não vemos a hora de trazer o torneio para a América do Sul pela primeira vez", disse Rhiannon Martin, chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA.

A parte econômica e a relação das cidades com o evento também vai estar sob estudo nesta visita, assim como aproveitar o evento para difundir a prática do futebol feminino.

"Parte do processo de avaliação envolve analisar o custo de organizar o torneio nas cidades-sede e quanto poderia ser gerado como receita. Outro aspecto é entender como as cidades usariam a Copa do Mundo Feminina da FIFA para gerar um impacto positivo sobre suas comunidades e, em particular, para incentivar meninas e mulheres a se envolverem com o futebol", comentou Martin.

As visitas vão ser importantes nesta análise coletada para definir a escolha. As cidade que disputam o direito de sediar o evento são Belém (Mangueirão), Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Mané Garrincha), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Arena Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Natal (Arena das Dunas), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Neo Química Arena).

Após a rodada inicial de inspeções, novas avaliações com foco em centros de treinamento e hotéis para as seleções serão realizadas em novembro. Pelo menos oito estádios são necessários para organizar o torneio planejado para ocorrer entre junho e julho de 2027.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: