X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Federação romena ignora cantos ofensivos da torcida e acusa Kosovo de premeditar abandono


Ouvir

Escute essa reportagem

A Federação Romena de Futebol negou que os torcedores locais tenham entoado cantos racistas e ofensivos contra a seleção de Kosovo, no confronto entre as duas equipes na sexta-feira, em Bucareste, e expressou sua reprovação com o abandono de campo da equipe visitante. Os jogadores de Kosovo deixaram o gramado nos acréscimos do segundo tempo, quando o confronto válido pela Liga das Nações C estava 0 a 0.

Os atletas kosovares se irritaram com os seguidos gritos de "Sérvia" e de cânticos de apoio à Sérvia pela torcida romena. As provocações remetem às tensões históricas que foram agravadas pelos conflitos dos Bálcãs da década de 1990. Em 2008, a maioria da etnia albanesa no Kosovo declarou a independência da antiga província sérvia, que se recusa a reconhecer essa independência e considera o Kosovo o berço do seu Estado.

Durante a paralisação, houve discussões entre os jogadores das duas seleções. Os jogadores romenos esperaram o retorno dos kosovares durante aproximadamente uma hora, então o árbitro deu a partida por encerrada. Os dirigentes anfitriões acusaram os adversários de terem premeditado o abandono da partida e lamentaram o comportamento dos visitantes.

"A Federação Romena de Futebol expressa a sua mais profunda decepção em relação ao comportamento da delegação de Kosovo e dos seus jogadores", declarou a federação, em comunicado divulgado neste sábado. "Consideramos infundadas as acusações feitas pelo lado de Kosovo e acreditamos firmemente que as suas ações foram premeditadas."

A federação romena negou ainda negou que os torcedores romenos tivessem entoados cantos ofensivos contra os kosovares. "É importante enfatizar que não houve cantos racistas durante a partida, nem o slogan 'Kosovo é Sérvia' foi entoado nenhuma vez", acrescentou. "Achamos lamentável que um time de futebol opte por deixar o campo e recuar para o vestiário apenas dois minutos antes do apito final, visto que o resultado não foi favorável (para o Kosovo)."

As duas seleções buscam o acesso à Liga B, a segunda divisão da Liga das Nações. Se a Uefa, entidade que organiza a competição, mantiver o empate por 0 a 0, a Romênia garantirá a primeira colocação do Grupo 2, com 13 pontos. Kosovo, com dez, também estaria classificado à próxima fase, mesmo faltando uma rodada. Chipre soma seis pontos e a Lituânia não pontuou. A entidade ainda não se pronunciou sobre o episódio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: