F1: McLaren apavora concorrência já nos treinos e só perde para si mesma no Bahrein
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“A McLaren está em outro planeta” disse Charles Leclerc ao fim da sexta-feira de treinos livres da Fórmula 1 no Bahrein, palco, neste fim de semana, da quarta etapa da temporada 2025. E pode até soar como drama ou uma desculpa para o dia difícil da Ferrari, só que o monegasco está certíssimo.
A esquadra laranja anda em um patamar muito diferente em Sakhir e não só porque enfiou na concorrência mais de 0s5 de diferença, mas principalmente porque o MCL39 parece desfilar no circuito do deserto, onde, aliás, o time de Woking nunca venceu.
Agora, portanto, há uma chance significativa de mudar essa história. Porque, da maneira como tudo começou, a McLaren só sai derrotada se quiser ou se for acometida pelo acaso. Em condições normais, os papaias são favoritos ao triunfo no domingo e claro, à pole deste sábado.
Em um circuito bem diferente de Suzuka, e mais adequado as características do modelo laranja, Lando Norris não teve problemas para liderar a primeira sessão do dia. Piastri acompanhou o colega de garagem. Lando colocou quase 0s6 em cima de Lewis Hamilton, que foi quem mais se aproximou, em terceiro.
No segundo treino, o mais representativo do fim de semana, porque reproduz as condições de clima e pista da melhor forma dentro do que as equipes vão encontrar em classificação e corrida, a McLaren novamente não viu adversários. Desta vez, o australiano superou o companheiro de time e comandou as ações ao virar 1min30s505 contra 1min30s659 de Norris. Apenas 0s159 separaram a dupla. George Russell, o terceiro, ficou a 0s527 dos carros ingleses.
Não há mágica, é uma distância difícil de tirar do dia para a noite. E o melhor desempenho da McLaren no Bahrein vem de um delicado equilíbrio que o time de engenheiros conseguiu promover. O MCL39 se destaca nas curvas de baixa e média velocidade do traçado barenita, bem como no setor final, na última curva, mais especificamente.
É curioso perceber que a equipe de Andrea Stella não teve tanta preocupação com a velocidade de reta em si, priorizando o acerto nas áreas mais críticas da pista, especialmente o segundo trecho. Outro detalhe: os pneus têm trabalhado em favor dos papaias, que não enfrentaram nenhum drama para colocar a borracha na melhor janela de funcionamento.
“O carro estava em um bom lugar no segundo treino, embora a história tenha sido diferente no primeiro. Fico feliz que tudo tenha se encaixado. O ritmo em classificação é forte e a simulação de corrida pareceu razoável, então estou feliz com isso. Algumas coisas precisam ser trabalhadas para o carro ficar melhor, mas no geral foi um bom primeiro dia”, destacou Piastri.
“O fato de a diferença ser tão grande foi uma surpresa, mas acho que os outros vão encontrar um pouco mais de ritmo e amanhã será bem apertado. É bom ter isso agora, mas o Bahrein também é uma pista onde você pode ultrapassar e o desgaste dos pneus é um fator importante. A classificação é importante, mas precisamos garantir que temos um bom carro de corrida também”, completou o líder do dia.
De fato, o ritmo em volta única é uma das forças da McLaren, e a disputa da pole tende a se resumir entre a dupla laranja. Diante dos dados desta sexta-feira, a McLaren sustenta uma vantagem de 0s4 para as principais rivais. Só que o que impressionou mesmo foi o desempenho em corrida. Ainda que a simulação não tenha sido tão expressiva, o carro britânico apresentou melhor performance e voltas consistentes. Tanto que neste momento é até difícil de apontar uma segunda força.
A Mercedes é uma das candidatas ao posto. George Russell foi quem mais se aproximou em ritmo de classificação, enquanto Charles Leclerc foi capaz de colocar uma confusa Ferrari na quarta posição. A diferença entre ambos ficou em 0s013 apenas. Ao que parece, os detalhes terão um peso maior neste sábado.
É verdade que a Ferrari viveu um dia complicado, em que se concentrou em entender as atualizações da SF-25. A equipe ainda trabalha em cima de um novo assoalho, mas precisa lidar com situações complexas em suas garagens. Enquanto Leclerc tenta puxar o desenvolvimento e elevar o sarrafo, Hamilton ainda enfrenta problemas de adaptação. O inglês foi apenas o oitavo nesta sexta-feira, mais de um 1s atrás de Piastri e 0s5 do colega de equipe.
“0s5 de diferença é muito. Mas está claro que a McLaren está um passo à frente, e tem sido assim desde o início da temporada”, disse Frédéric Vasseur, o chefão da Ferrari. “Mas temos uma boa leitura da carga aerodinâmica no carro, e ela é positiva. Atingimos o que esperávamos. Você não percebe isso imediatamente pelos tempos de volta, mas hoje foi mais uma questão de encaixar tudo em uma única volta do que de potencial absoluto. Hamilton, por exemplo, fez uma boa volta até a curva 11, foi apenas 0s1 mais lento que Piastri, mas depois não conseguiu fechar bem a tentativa. As condições estão um pouco extremas e não podemos cometer erros”, completou.
“Ainda precisamos analisar os dados em detalhes, mas os pilotos estão satisfeitos. Estamos falando de um pequeno passo no aumento da carga aerodinâmica, mas muito também depende das condições, porque, ao aquecer os pneus, já perdemos grande parte do que ganhamos graças ao aumento do downforce”, emendou.
Ainda, a jornada desta temporada até aqui diz que nunca é prudente descartar Max Verstappen. O neerlandês enfrentou uma sexta-feira difícil com um carro que pareceu indomável. A pista ondulada e a questão que envolveu o aquecimento dos pneus também foram pontos de apreensão, além dos freios. Há muito o que fazer na Red Bull, não só em termos de volta única, mas principalmente em ritmo de corrida. Por isso, não foi uma surpresa a declaração do tetracampeão: “Estamos lentos”.
“Foi difícil. Claro, leva uma ou duas voltas para entrar no ritmo, mas ainda assim a diferença foi bem grande, então não estou totalmente satisfeito”, lamentou o taurino. “Estamos muito lentos, basicamente, em todas as voltas. E, para ser honesto, não foi nada divertido. No fim, parecia até uma sessão de treino de drift”, disparou Max, apontando os problemas de dirigibilidade do RB21.
O GP do Bahrein, em Sakhir, é a quarta etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. No sábado, o terceiro treino livre ocorre às 9h30, com a classificação às 13h. Por fim, no domingo, os pilotos disputam o GP do Bahrein ao meio-dia.
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