F1: Colapinto se envolve em polêmica com o Uruguai e pede desculpas por dizer ‘coisas estúpidas’
Escute essa reportagem
O argentino Franco Colapinto, piloto de testes da Alpine na Fórmula 1, gerou polêmica ao falar sobre o Uruguai. Durante entrevista ele chamou o país de “província argentina” e disse que os uruguaios “copiam” produtos e hábitos locais.
“Vou explicar uma coisa: existem poucos uruguaios. Não sei bem a população, mas uns três milhões? Ou seja, o Uruguai é como uma província argentina, são como parte da Argentina”, disse ao podcast Nude Project.

Nascido em Pilar, cidade da Grande Buenos Aires, Colapinto fez questão de provocar o centroavante Edinson Cavani, titular da seleção uruguaia nas últimas quatro Copas do Mundo, e que atualmente joga pelo Boca Juniors, time do coração do piloto.
Franco Colapinto
— El Espectador Deportes (@ElEspectadorUy) April 7, 2025
— "Uruguay es como una provincia argentina"
— "Cavani es argentino, habla argentino"
— "Uruguay me encanta pero la realidad es que en Uruguay hay más argentinos que uruguayos"
— "Si alguien inventó algo en Uruguay, lo trae a Argentina y termina siendo… pic.twitter.com/rZACFJib6u
“O Cavani está aqui, jogando no Boquita (Boca Juniors), o cara já é argentino, tem jeito de argentino e fala como argentino”, afirmou em tom humorado.
Colapinto, de 21 anos, atacou costumes locais uruguaios, alegando que o mate, o doce de leite e a empanada foram copiadas dos vizinhos. Argentina e Uruguai possuem uma linha fronteiriça de 579 km.
As frases geraram repercussão nas redes sociais e chegou até as autoridades locais em Montevidéu. O senador Sebastián da Silva, do Partido Nacional, usou o X para rebater as declarações. “Bom para pilotar. Desprezível para saber algo da vida além do DRS”, respondeu.
Nesta segunda-feira, Colapinto usou as redes sociais para pedir desculpas sobre suas declarações. “Queria me desculpar o mais rápido possível pelas coisas estúpidas que disse sobre o Uruguai. Obviamente era uma brincadeira... Foi um podcast divertido com amigos! Às vezes, tenho dificuldade em entender a extensão das bobagens que digo”, escreveu o argentino.
Che quería pedir perdón lo antes posible por la pelotudes q dije de uruguay, fue obviamente en tono de joda.. era un podcast divertido entre amigos ! A veces me cuesta dimensionar el alcance q tienen las pavadas que digo.
— Franco Colapinto (@FranColapinto) April 7, 2025
No quise ofender a nadie, me estaban boludeando con las…
Comentários