F1: brilho de Hamilton e falha da McLaren; veja com foi a sexta-feira no GP da China
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Lewis Hamilton e Max Verstappen vão dividir a primeira fila do grid de largada da corrida sprint do GP da China de Fórmula 1. Nesta sexta-feira, o inglês brilhou no Q3 e, em uma classificação bem apertada com o neerlandês e com Oscar Piastri, ficou com a pole da prova curta em Xangai. Uma resposta contundente depois das dúvidas que surgiram por uma estreia apagada na Austrália com a Ferrari.
Contundente também foi o resultado de Verstappen. O tetracampeão saiu da pista sem saber como conseguiu o segundo lugar, reclamando muito da falta de velocidade da Red Bull na China. Isso aumenta, também, a frustração da McLaren, em terceiro com Piastri e apenas em sexto com o líder do campeonato, Lando Norris.
Charles Leclerc ficou com o quarto lugar do grid, frustrado sem entender o carro tão bem quanto Hamilton. George Russell, em quinto, é a principal esperança de ataque de uma Mercedes que ainda tem Andrea Kimi Antonelli na sétima posição do grid. O top-10 ainda teve Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Lance Stroll.
Gabriel Bortoleto, enquanto isso, mandou muito bem de novo. O brasileiro voltou a superar o Q1 e, outra vez, deixou Nico Hülkenberg para trás. Bortoleto ainda sai na frente na sprint de pilotos como Pierre Gasly e Liam Lawson.
Hamilton brilha e espanta princípio de crise com pole na sprint da China
A estreia de Hamilton pela Ferrari foi melancólica. No GP da Austrália, o heptacampeão sofreu com ritmo, com o carro e até com os botões que tinha de apertar. O resultado foi uma corrida quase fora da zona de pontos e com discussões várias no rádio com o novo engenheiro. Vinha tudo se desenhando para um princípio de crise, mas Lewis tinha outros planos. Em Xangai, onde já venceu seis vezes e foi pole em outras seis, o inglês brilhou no SQ3 e ficou com a pole da corrida sprint na unha, no talento, no controle do carro. O esporte é dinâmico e não dá para desacreditar de um cara desse tamanho, não. Deve brigar por resultados fortes o fim de semana todo.
Verstappen arrasta Red Bull para primeira fila. Enquanto Lawson é lanterna
O treino livre e a classificação da sprint mostraram uma Ferrari muito veloz, a McLaren mais completa e eficiente, a Mercedes talvez como quem mais conseguiu apresentar alguma consistência e a Red Bull que, bom, só teve Verstappen mesmo. Falar que Max é a Red Bull já ficou batido, mas isso foi escandaloso na sexta-feira da China. Tudo bem que Lawson exagera ficando em último, não era para tanto, mas o carro dos austríacos está verdadeiramente lento e problemático. É até difícil encontrar palavras para a primeira fila do neerlandês. E ele vai para a briga, certamente.
McLaren falha feio pela primeira vez no ano: 2025 começou oficialmente?
A McLaren continua favoritíssima a vencer o GP da China e talvez seja a candidata mais sólida até para a sprint, com Piastri, mas são dias assim que fazem as pessoas desconfiarem dos papaias. Melhor carro? Sim. Por muito? Também. Aí chega no SQ3 e Piastri vacila, Norris erra feio duas vezes, o jogo se abre. A ver como esse carro se comporta no tráfego, difícil imaginar que um dos dois salte na frente na largada diante do histórico. Perder pontos grandes em Xangai seria um golpe e tanto nas pretensões dos laranjinhas.
Mercedes deixa sexta-feira na China com cara de que pode fazer graça
É bem verdade que a classificação apresentou uma Mercedes com muitas falhas, especialmente em relação à aderência, mas não parece que tudo esteja perdido para os prateados. Ainda que sofram muito com o asfalto novo e o traçado sinuoso chinês, Russell e Antonelli conduziram uma simulação de corrida das mais interessantes, com ritmo mais consistente que das rivais diretas, inclusive que a McLaren. Difícil saber se isso segue no sábado, mas há um fiapo de esperança a ser agarrado.
Bortoleto bate Hülkenberg de novo, Albon atropela Sainz e Bearman afunda Ocon
Na ‘F1 B’, em um dia em que as equipes principais decepcionaram pouco, os holofotes ficaram mais fortes ainda nos duelos diretos. Na Williams, Albon tratou de frustrar mais uma vez Carlos Sainz e botar ordem na casa, chegando ao Q3 de novo. Já na Haas, Oliver Bearman fez o carro parecer um F1 e atropelou Esteban Ocon, que novamente larga no finalzinho do pelotão. Ambos só não chamaram mais a atenção que Bortoleto, outra vez dominando o duelo com Hülkenberg em volta rápida e se colocando em posição interessante no meio do grid da sprint na China, em 14º.
A Fórmula 1 realiza o GP da China, em Xangai, entre os dias 21 e 23 de março, a primeira etapa da temporada 2025 com a corrida sprint. No sábado, a largada da sprint está marcada para meia-noite, com a classificação às 4h. Por fim, no domingo, os pilotos disputam o GP da China às 4h.
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