X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Estádio abandonado do Grêmio pode virar cidade provisória para vítimas de enchentes no RS


Ouvir

Escute essa reportagem

Antiga casa do Grêmio, o Estádio Olímpico Monumental, conhecido popularmente como Olímpico, pode virar cidade provisória para abrigar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O tricolor gaúcho foi consultado pela Prefeitura de Porto Alegre sobre a possibilidade de utilizar o local, que está abandonado, e colocou o assunto para análise do Conselho de Administração e Conselho Deliberativo. A tendência é de que a definição saia até quarta-feira, devido à urgência da situação. Nas últimas semanas, o estádio foi reativado como centro de coletas de doações.

Além de Porto Alegre, outras três regiões estão sendo considerada para servirem de estruturas provisórias para atender os desabrigados: São Leopoldo, Canoas e Guaíba. Segundo balanço da Defesa Civil, a chuvas histórica registrada no início deste mês no RS afetou 463 municípios, deixando mais de 500 mil pessoas desalojadas e outras 76 mil em abrigos. Ao todo, 157 pessoas morreram e outras 806 ficaram feridas. Ainda há 88 estão desaparecidos.

O Olímpico deixou de ser utilizado pelo Grêmio em 2012, quando o clube inaugurou sua nova arena esportiva. O antigo estádio foi utilizado como parte do pagamento a construtora OAS pela nova casa. Em princípio, a ideia é que o local seja demolido para a construção de um condomínio residencial. Impasse entre a diretoria tricolor e a empresa impedem o início do projeto.

A inauguração do Olímpico aconteceu em 19 de setembro de 1954. com vitória do Grêmio, por 2 a 0, sobre o Nacional-URU. Já a última partida foi em 17 de fevereiro de 2013, quando o tricolor gaúcho derrotou o Veranópolis por 1 a 0, pelo Campeonato Estadual. O estádio recebeu 1767 partidas da equipe gremista, além de jogos da seleção brasileira e concertos internacionais de grande porte, como os show de Madonna, Sting e Eric Clapton.

O Grêmio retomou as atividades na última semana. A equipe tricolor está treinando no CT Joaquim Grava, dependências do Corinthians, e deve contar com a chegada do técnico Renato Gaúcho em São Paulo nas próximas semanas. O clube enfrente Estudiantes e The Strongest, pela Libertadores, no Couto Pereira, em Curitiba.

A CBF adiou os jogos de todos os clubes gaúchos até o dia 27 de maio. A Conmebol também entrou em ação e remarcou as datas da Libertadores. Outra dificuldade diz respeito aos deslocamentos, já que o aeroporto Salgado Filho está com as atividades paradas até o dia 30 de maio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: