X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Xarás iniciam a disputa pelo título do Capixabão 2024 neste domingo

Rio Branco VN e Rio Branco fazem neste domingo, às 16 horas, o primeiro jogo da decisão, no Kleber Andrade, em Cariacica


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Xarás iniciam a disputa pelo título do Capixabão 2024 neste domingo
Leomir, do Rio Branco VN, e Rodrigo César, do Rio Branco, se enfrentam nesta tarde |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

O momento mais esperado pelos amantes do futebol capixaba chegou. Na tarde deste domingo (07), a partir das 16 horas, Rio Branco de Venda Nova e Rio Branco entram em campo para disputar o primeiro jogo da grande final do Capixabão de 2024, no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.

Os xarás voltam a se encontrar em uma final de campeonato após quatro anos. Isso porque as equipes decidiram o Estadual em 2020 e, na ocasião, quem levou a melhor foi o Tricolor Polenteiro.

No entanto, se depender do treinador Capa-preta Rodrigo César, a história vai ser diferente em 2024.

“Espero uma final que vai dar gosto de ver. Vai ser uma final bem jogada. A equipe deles é muito técnica, assim como a nossa. Vamos encontrar muita dificuldade, mas vamos trabalhar para conseguir esse tão sonhado objetivo, que é ser campeão”, ressaltou ele, que em três anos como treinador, já conquistou dois títulos de Copa Espírito Santo e busca o 1º Estadual.

“Eu me cobro muito. A gente vem fazendo grandes jogos, mas eu me cobro muito e transmito isso para os atletas. A gente sempre tem que evoluir algo. Então vamos montar uma estratégia bem definida para fazer um grande jogo”, afirmou Rodrigo César.

Apesar da vontade, a missão Capa-preta não será fácil. O Rio Branco de Venda Nova começou mal o campeonato, mas completou a marca de dois meses sem perder uma partida no último sábado (06).

De acordo com o técnico Leomir Constâncio, a equipe está mentalmente preparada para a final.

“As expectativas são boas, sabemos que vamos encarar um clube que é hoje o maior campeão do Estado, uma equipe muito qualificada, mas estamos nos preparando para fazer um grande jogo. Acredito que nosso time está preparado mentalmente”, afirmou ele.

Para o meia Arthur Faria, que já disputou três finais pelo Brancão Polenteiro - incluindo em 2020 quando foi campeão estadual, serão dois grandes jogos.

“Estamos vindo de uma ótima sequência no campeonato, conseguindo fazer bons jogos e buscando sempre melhorar a cada partida. Crescemos no momento certo da competição e não tenho dúvidas de que faremos grandes jogos nessa final”, ressaltou ele.

Já assegurados na Copa do Brasil em 2025 por serem os finalistas do Capixabão, os xarás agora disputam o título para garantir vaga também na Série D do Brasileiro e na Copa Verde do próximo ano. O jogo decisivo será dia 13 de abril.

Reencontro entre técnicos que são velhos conhecidos

Uma nova geração de treinadores está chegando ao futebol capixaba e, aos 35 e 37 anos, respectivamente, Rodrigo César e Leomir Constâncio são a prova de que algo está dando certo com a mudança.

Após se aposentar dos gramados como jogador em 2020, Rodrigo César comandou sua primeira equipe profissional como treinador efetivo em 2021 - no próprio Rio Branco de Venda Nova, que será seu adversário desta tarde.

Do outro lado, Leomir realiza o seu primeiro trabalho como treinador - que teve início em meio ao caos. Isso porque o ex-jogador iniciou o Capixabão como auxiliar técnico do Tricolor Polenteiro, mas assumiu o comando após resultados negativos do time.

Uma curiosidade é que Rodrigo e Leomir trabalharam juntos em 2021. Na ocasião, um era técnico e o outro jogador.

“Eu fico feliz pelo Leomir, de poder estar nessa final contra ele. É um cara que gosto muito, foi meu atleta. Sempre muito responsável, um líder em campo agora fora dele”, revelou Rodrigo César, que foi treinador de Leomir no Rio Branco VN.

“Eu e ele somos jovens que estamos crescendo aqui no Estado. Por isso é bom estar nessa final contra ele”, completou Rodrigo.

“Acredito que hoje no Estado, para nós que estamos começando como treinadores, Rodrigo César é uma referência. É um técnico que sempre tem conseguido êxito, foi campeão da Copa ES duas vezes. É uma pessoa do bem”, ressaltou Leomir, que completou:

“Quando trabalhei com o Rodrigão, foi um cara que me respeitou muito e eu respeitava também. Continua da mesma forma”, finalizou Leomir.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: