Por questões de segurança, Vitória x Rio Branco terá torcida única
Decisão foi tomada durante reunião com representantes da segurança pública e dos clubes. Rio Branco não concorda
Escute essa reportagem
O clássico Vitória x Rio Branco SAF, válido pela terceira rodada da Copa ES 2024 para este sábado (13), às 15 horas, no Estádio Salvador Costa, já começou com polêmica antes mesmo da bola rolar. Por decisão da Federação de Futebol do Espírito Santo, a partida terá torcida única alvianil.
O time capa-preta não concorda e questiona a decisão.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
O pedido inicial por torcida única foi apresentado pela diretoria do Vitória, no dia 02 de julho, mas a decisão só saiu nesta terça-feira (09). A alegação do alvianil visava “coibir possíveis episódios de agressões” e “facilitar o controle, organização e segurança do evento”.
Em nota, a Federação anunciou o jogo único e afirmou que tomou a decisão após recomendação da Secretaria de Estado da Segurança Pública “visando a prevenção de possíveis episódios de agressão entre as torcidas” e “preservando a manutenção de um ambiente seguro e amistoso para o público presente”.
A mesma posição foi tomada pelo 1º Comando do Batalhão da PM em Vitória, que cita ainda episódios de violência envolvendo as torcidas organizadas do Vitória, Desportiva Ferroviária e Rio Branco no decorrer da Copa ES 2024.
Também por nota, o Rio Branco SAF, por sua vez, repudiou a decisão, afirmando que “não está sendo respeitado o princípio da reciprocidade”, uma vez que, na primeira fase, a torcida do Vitória pode comprar 10% da carga de ingressos. “A não permissão deste direito é uma grave violação dos direitos dos torcedores e clubes, indo contra a natureza do espetáculo e do torneio”.
Este não é o primeiro jogo com torcida única na competição. Logo na primeira rodada da primeira fase, Desportiva x Rio Branco se enfrentaram com torcida única grená no Estádio Engenheiro Araripe.
Competição
Nesta segunda fase, os integrantes do grupo A enfrentam os integrantes do grupo B, em turno e returno. O Vitória lidera o Grupo B com 6 pontos (duas vitórias). Já o Rio Branco está em segundo no grupo A com 1 ponto (um empate e uma derrota).
Os dois clubes se enfrentarão novamente no dia 7 de agosto, desta vez, no Estádio Kleber Andrade, com mando de campo capa-preta.
Leia abaixo a nota oficial da Federação de Esportes do Espírito Santo
Após tomar conhecimento da decisão da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo (Sesp), a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) informa que a partida da terceira rodada da segunda fase da Copa ES Sicoob, entre as equipes do Vitória Futebol Clube e Rio Branco SAF, marcada para o dia 13 de julho, às 15h será realizada com torcida única (Torcida do Vitória Futebol Clube), no Estádio Salvador Costa, conforme documentação, em anexo.
Tal decisão foi originada mediante a solicitação do clube mandante, Vitória Futebol Clube para que a partida fosse realizada com a presença de torcida única.
A entidade reforça a importância da prática do Fair Play e trabalha pela manutenção de um ambiente seguro no futebol e através de campanhas educativas e ações junto aos órgãos de segurança visando alcançar a todos os frequentadores dos estádios capixabas.
Leia abaixo a nota oficial do Vitória
Leia abaixo a nota oficial do Rio Branco
Comentários