X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Jogos Universitários do Espírito Santo começam neste sábado

Os confrontos deste primeiro final de semana acontecem na sede da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória


Imagem ilustrativa da imagem Jogos Universitários do Espírito Santo começam neste sábado
O vôlei será uma das modalidades disputadas no Junes |  Foto: Divulgação

Os Jogos Universitários do Espírito Santo (Junes) tem início neste sábado (24), com mais de 800 atletas representando as instituições de ensino do Estado em cerca de 15 modalidades. O torneio é realizado pela Federação Universitária de Esportes Capixabas (Fuec) e segue até meados de julho.

Os jogos deste primeiro final de semana acontecem na sede da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), nos ginásios Audifax Barreto e Paulo Pimenta, em Bento Ferreira. No sábado (24), serão realizados os jogos de futsal e handebol. Já no domingo (25), acontecem as partidas de basquete e vôlei. Pelas modalidades individuais, a única agenda será do tênis de mesa, que será disputado na manhã de sábado, no ginásio Jones dos Santos Neves (DED).

Leia mais notícias de Esportes aqui

Para o presidente da Fuec, Gustavo Amorim, as expectativas são as melhores possíveis. 

"Temos certeza que o nível técnico será muito alto, com disputas bem equilibradas. Então o público pode esperar uma competição muito bem organizada, com partidas emocionantes", afirmou ele, que ressaltou também a importância do incentivo da prática esportiva aos estudantes.

"O esporte faz bem em qualquer momento da vida de uma pessoa. Mas no universitário, além da busca por atletas de alto rendimento, há também a inclusão de muitos que veem no esporte a oportunidade de uma formação acadêmica através de bolsas de estudo ofertadas por alguns instituições de ensino", revelou Gustavo.

O Junes contará com cerca de 15 modalidades. As coletivas são basquete, futsal, handebol e vôlei. Já as individuais são jiu-jitsu, judô, karatê, wrestling, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, acadêmico, breaking, cheerleaders e xadrez.

Os campeões das modalidades, tanto coletivas quanto individuais, serão os representantes do Espírito Santo na fase nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), que será realizado em Joinville (SC), em outubro.

"O Junes vem crescendo a cada ano, contanto sempre com equipes e atletas mais fortes e preparados. Esse campeonato é um ótimo balizador para os nossos atletas campeões, que sempre voltam da etapa nacional com bons resultados em diversas modalidades", finalizou o presidente Gustavo Amorim.

Imagem ilustrativa da imagem Jogos Universitários do Espírito Santo começam neste sábado
Equipe de handebol masculino da faculdade Multivix |  Foto: Arquivo Pessoal

A contagem regressiva para o início da competição aumenta a expectativa dos atletas. Haroldo Mendonça, que cursa pedagogia e irá defender a faculdade Multivix no handebol masculino, acredita que as partidas prometem muitas emoções.

"Este ano a modalidade [handebol] conta com mais equipes tanto no masculino quanto no feminino e isso é muito bom para a competição como um todo. São equipes experientes, que vêm se preparando para esta competição a bastante tempo, vamos ter boas partidas".

Para o atleta, iniciativas como o Junes são fundamentais e podem, em um futuro próximo, tornar o Espírito Santo uma referência nos esportes universitários. 

"Essas competições ajudam a fomentar a prática esportiva nas universidades. É uma chance de jovens não só defenderem as suas unidades de ensino, mas também o Estado nas fases nacionais. A gente costuma ouvir que o ES não investe muito no esporte, mas se continuarmos tendo oportunidades como essa, em futuro próximo podemos ser referência", destacou.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: