Federação define formato de disputa do Capixabão 2026. Veja quem vai disputar
Clubes, dirigentes e autoridades estaduais definiram os detalhes da próxima edição do Estadual em reunião realizada nesta segunda-feira (13)

O Campeonato Capixaba 2026 começa a ganhar forma. Em reunião realizada em um hotel da capital, representantes dos 10 clubes da elite do futebol capixaba, junto a dirigentes e autoridades estaduais, definiram os principais pontos da próxima temporada.
O Governo do Estado também anunciou um investimento de R$ 7,5 milhões, destinado à aquisição dos direitos de transmissão das competições da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) pelos próximos três anos.
O torneio seguirá com 15 datas, mesmo acima das 11 sugeridas pela CBF, e terá início previsto para 14 de janeiro, com término em 29 de março. A janela de jogos será quase 30 dias menor que a de 2025, mas mantém espaço suficiente para disputas equilibradas.
A fórmula de disputa da competição será mantida, com uma alteração: os quatro primeiros colocados da primeira fase terão vantagem nas quartas de final, avançando em caso de dois resultados iguais. Na primeira fase, os 10 clubes jogarão em chave única, turno único, e os oito melhores avançam. Os dois últimos serão rebaixados para a Série B do Estadual.
Nas semifinais e na final, empates na soma dos resultados serão resolvidos nos pênaltis, sem vantagem para nenhum time.
O uso do VAR é outro ponto estratégico: em 2026, a intenção da FES é aplicá-lo em 100% das 59 partidas, incluindo primeira fase e mata-mata, embora dependa do desmembramento da tabela.
Quanto às arenas, os jogos da primeira fase exigirão estádios com pelo menos 2 mil lugares, enquanto para a final a capacidade mínima será de 5 mil espectadores. Atualmente, apenas Kleber Andrade, Engenheiro Araripe, Sumaré, Rochão e Salvador Costa estão aptos, sendo que este último ainda depende da conclusão das obras.
Com a reorganização das vagas nacionais definida pela CBF, o campeão do Capixabão 2026 terá acesso à Série D 2027, Copa do Brasil 2027 e Copa Verde 2027; o vice-campeão, à Copa do Brasil 2027; e o campeão da Copa Espírito Santo, à Série D e Copa do Brasil 2027. A segunda vaga da Copa Verde será definida pela Copa Espírito Santo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários