Espírito Santo se despede dos Jogos da Juventude 2025 com 17 medalhas
No último dia de competição, o Estado chegou ao pódio três vezes, com o terceiro lugar no vôlei feminino e os vices no handebol feminino e masculino

Com uma chuva de medalhas, o Espírito Santo encerrou a participação nos Jogos da Juventude 2025 nesta quinta-feira (25), em Brasília. Foram 17 no total, sendo duas de ouro, cinco de prata e 10 de bronze.
No último dia de competição, o Estado chegou ao pódio três vezes, com o terceiro lugar no vôlei feminino (Divisão 3) e os vice-campeonatos no handebol feminino (Divisão 2) e masculino (Divisão 1). No caso do handebol feminino, a prata ainda valeu para a equipe o acesso à divisão principal do ano que vem.
Ao longo do terceiro bloco, etapa que finalizou as disputas, o “Time ES” também conquistou medalhas em modalidades individuais de lutas. No judô, Sophia Coutinho faturou a prata na categoria até 57kg. Já no taekwondo, Gabriel Oliveira ficou com o bronze nos confrontos até 63kg.
“Foi meu último ano de disputa dos Jogos da Juventude. Fiquei muito feliz com o resultado. Infelizmente o ouro não veio, mas batalhei muito por essa medalha, então só tenho a agradecer”, comentou a judoca Sophia Coutinho.
Neste ano, o Espírito Santo esteve presente nos Jogos com 215 pessoas, sendo 179 atletas, além de técnicos e dirigentes.
Jogos da Juventude
Os Jogos da Juventude são o maior evento multiesportivo do País para atletas de até 17 anos. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a edição 2025 reuniu cerca de 4.700 competidores – recorde na história da disputa – representando as 27 unidades da federação.
A maioria dos participantes foi do sexo feminino: 2.369 atletas mulheres contra 2.231 homens.
Os estudantes classificados para representar o Estado no Distrito Federal garantiram a vaga por meio da participação nos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), realizados pela Sesport entre os meses de maio e julho de 2025.
Jeb’s
De 07 a 26 de outubro, em Uberlândia (MG), acontecem os Jogos Escolares Brasileiros (Jeb’s), organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE).
Desta vez, a competição vai reunir os estudantes entre 12 e 14 anos, também classificados por meio dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES).
No ano passado, na edição realizada em Recife (PE), o Estado chegou ao pódio 69 vezes: 21 ouros, 20 pratas e 28 bronzes.
QUADRO DE MEDALHAS
OURO
ATLETISMO - Davi Gabriel Bastos (marcha atlética)
WRESTLING - Daniel Almeida, Gabriel Segal e Isaque Barbatto (luta livre por equipe masculina)
PRATA
HANDEBOL - Seleção do Espírito Santo (feminino Divisão 2)*
HANDEBOL - Seleção do Espírito Santo (masculino Divisão 1)
JUDÔ - Sophia Coutinho (- 57kg)
TIRO COM ARCO - Eliana Azevedo e João Felipe Miled (dupla mista)
WRESTLING - Gabriel Melo (luta greco-romana - 65kg)
BRONZE
ATLETISMO - Melissa Marinato (lançamento de dardo)
BASQUETE - Seleção do Espírito Santo (masculino Divisão 3) *
CICLISMO - Ricardo Fiório Cardoso (prova de velocidade)
FUTSAL - Seleção do Espírito Santo (masculino Divisão 2) *
NATAÇÃO - Isabella Luchi (100m peito)
VÔLEI DE PRAIA - Bernardo e Chagas (masculino)
TAEKWONDO - Gabriel Oliveira (- 63kg)
VÔLEI - Seleção do Espírito Santo (feminino Divisão 3)*
WRESTLING - Isaque Barbatto (- 71 kg)
WRESTLING - Maria Barcelos (- 65kg)
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários