Desportiva será o último clube representante do ES na Copa do Brasil 2026
Locomotiva Grená retorna às competições nacionais após oito anos se junta a Rio Branco e Porto Vitória no torneio; decisão segue critérios da CBF

A Desportiva Ferroviária vai voltar a disputar competições nacionais depois de oito anos. A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) confirmou a Locomotiva Grená como herdeira da última vaga do Estado na Copa do Brasil 2026.
A equipe de Jardim América ficou com a vaga graças ao desempenho no Capixabão 2025, em que terminou na terceira colocação. Assim, a Desportiva se junta a Rio Branco e Porto Vitória, campeão e vice do estadual, respectivamente, na principal competição de mata-mata do país.
Em ofício emitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as diretrizes para definição das vagas também asseguraram ao Porto Vitória — vice-campeão capixaba — uma das representações do Espírito Santo na Copa Verde 2026, ao lado do campeão Rio Branco.
O Vitória Futebol Clube também pleiteava a vaga na Copa do Brasil. Campeão da última Copa Espírito Santo e líder do Ranking Estadual de Clubes da FES, o time de Bento Ferreira tinha expectativa de participar do torneio nacional.
Em entrevista ao Tribuna Online, Antônio Perovano, presidente do Conselho Deliberativo e diretor financeiro do Vitória, disse que faltou maior clareza da entidade máxima do futebol brasileiro. "Vamos conversar amanhã no clube, mas penso que a CBF bateu o martelo para 2025 por falta de maior clareza da Copa Espírito Santo".
No cenário nacional de 2026, o Vitória disputará apenas o Campeonato Brasileiro Série D, competição que também terá o Rio Branco, atual bicampeão capixaba.
A vaga extra na Série D, por sua vez, permanece com o Real Noroeste, clube capixaba mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes (RNC). No entanto, em caso de mudanças no ranking, a última vaga pode ser redefinida.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários