Desportiva avança por projeto SAF
A Meden Consultoria será responsável por criar um projeto capaz de convencer investidores de que a Desportiva Ferroviária pode gerar lucro
Escute essa reportagem
Após observar projetos que estão dando certo com a criação da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), a Desportiva Ferroviária resolveu dar o primeiro passo visando implementar o novo modelo de gestão de forma pioneira no Estado. O clube grená contratou uma assessoria financeira para auxiliar o clube durante todo o processo.
De acordo com Gabriel Rocha, head de M&A, governança e estratégia da Meden (empresa contratada), o principal objetivo deles é que a Desportiva volte a figurar no cenário nacional do futebol.
“Estamos criando uma estratégia vencedora para que a Desportiva volte para o cenário nacional a médio e longo prazo. Essa é a nossa missão. Mas é importante ressaltar que é um processo que não acontece do dia para a noite”, disse ele.
Para entender melhor, a Meden Consultoria será responsável por criar um projeto capaz de convencer investidores de que a Desportiva Ferroviária pode gerar lucro e, consequentemente, que é um clube com potencial para se tornar SAF.
“A SAF pode ser criada a qualquer momento. De forma resumida, a Desportiva pode chegar na contabilidade dela, emitir o documento e criar a SAF. Mas fazer isso agora só geraria custos. Então, o nosso papel é criar um planejamento que convença o investidor de que colocar dinheiro no clube vale a pena”, afirmou Antônio Nicolau, CEO da Meden.
Leia mais:
Craques no estudo e no esporte
Ministério Público revela fraude de resultados na rodada final da Série B
De acordo com a apresentação realizada pela empresa, todo o projeto deve durar cerca de nove meses até a captação dos investidores e a criação da SAF.
“Nós temos uma fase de mitigação dos riscos. Então vamos pedir acesso a tudo o que pudermos. Se identificarmos problemas que podem ser resolvidos antes de entrar um investidor, então vamos viabilizar isso também. De forma imediata, queremos realizar mudanças para não inibir o investidor e viabilizar o projeto”, afirmou Gabriel.
O histórico como clube formador de jogadores, a tradição de participações na série A do campeonato nacional e ser clube proprietário do maior estádio privado do Estado são alguns dos pontos observados que colocam a Desportiva como um possível “case de sucesso”.
No entanto, para Gabriel, o engajamento da torcida Grená é o principal produto gerador de lucro. “Todo potencial investidor pergunta sobre o engajamento da torcida da Desportiva. Isso chama a atenção por causa do crescimento em potencial. Para os investidores, ter uma torcida engajada é o que mais traz retorno”.
Leia mais:
Barcelona pagou R$ 6 milhões a vice da comissão de arbitragem, diz rádio
Data, formato e times: o que se sabe sobre o novo Mundial de Clubes da Fifa
Comentários