Tribuna Ruas da Cidade: Família transformada pela corrida
De sedentários a corredores de rua, o casal Gil e Mônica e a mãe dela, Regina, estreiam na 12ª edição da prova
O casal Gil Góes, de 46 anos, e Mônica Lusquinho, de 44, vai viver um momento especial: dividir a linha de chegada da 12ª Corrida Tribuna Ruas da Cidade com a mãe dela, Regina Lusquinho, de 69 anos. Moradores de Viana, os três vão estrear juntos na prova, percorrendo os 5 km — e celebrando uma transformação no estilo de vida da família.
A história começou há dois anos, quando o casal decidiu dar um basta ao sedentarismo. “Eu e a Mônica estávamos acima do peso, e minha sogra também. Começamos a praticar atividade física em novembro de 2023, no crossfit, e conhecemos duas meninas que corriam. A Mônica comentou que tinha o sonho de participar de uma corrida e ganhar uma medalha. Aí começou tudo”, conta Gil, que é advogado.
Em fevereiro de 2024, eles começaram a correr e, um mês depois, estrearam na Corrida da Mulher, em Jardim Camburi. O que era pra ser uma experiência única virou paixão: só no primeiro ano, foram 25 provas, incluindo uma corrida de obstáculos em Sooretama e outra em Santa Teresa.
Regina, que ainda trabalha como doméstica mesmo aposentada, também se animou com o exemplo e passou a participar de parte das provas. “Ela já fez de 8 a 10 corridas e até ganhou troféu na categoria dela”, celebra o genro.
A mudança foi nítida — Gil perdeu 18 quilos, Mônica 15 —, mas o casal garante que os ganhos vão muito além do físico. “A prática de exercícios em casal une mais. É prazeroso e acaba estimulando toda a família. Nossa filha mais velha, Dara, de 12 anos, já correu com a gente. E a pequena Júlia, de 5, vive pedindo pra ir junto”, diz Gil, orgulhoso.
Com rotina de treinos intensos, crossfit seis vezes por semana, musculação e corridas em dupla, os três encaram a estreia na Corrida Tribuna com entusiasmo. “Vai ser uma experiência incrível. A gente sempre acompanhou o evento e agora vai poder participar juntos”, afirma.
Para quem ainda tem receio de começar, Gil deixa o incentivo: “Cuidar da saúde é fundamental. A corrida é democrática e aproxima a família. Basta ter vontade e dar o primeiro passo, o resto vem naturalmente”, finaliza.
Prova que vai além do esporte
A 12ª edição da charmosa Corrida Tribuna Ruas da Cidade mais uma vez movimenta as ruas de Vitória, reunindo corredores de diferentes perfis em um dos cenários mais emblemáticos da capital.
Com trajetos de 5km e 10km que percorrem a Baía e passaram pelo Centro da cidade, o evento contou com cerca de 2.500 atletas, que aproveitam o clima de celebração durante e após a corrida.
Para Hemerson Costa, gerente de projetos da Tribuna, a prova reafirma seu papel como muito mais do que uma simples disputa esportiva.
“A Corrida Tribuna Ruas da Cidade vai além do esporte: é um momento de celebração, inclusão e conexão com a comunidade. Os participantes têm a oportunidade de correr em um dos cenários mais bonitos do Espírito Santo, com percursos de 5 km e 10 km, além de uma estrutura planejada para garantir segurança e acolhimento”.
Também é uma corrida que carrega valores de responsabilidade social, disponibilizando espaço para PCDs. É, sem dúvida, um evento inspirador, que une saúde, superação e solidariedade”, destaca Hemerson.
A transmissão ao vivo, do pré ao pós-prova, na TV Tribuna/Band e nas plataformas online também foi reforçada por Hemerson. “O conteúdo vai ficar salvo nas redes sociais, para quem quiser assistir depois”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários