X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

CORRIDA TRIBUNA RUAS DA CIDADE

Corrida Tribuna Ruas da Cidade: gêmeos ensinam segredo da saúde e disposição

Amarílio e Deolindo Braga, de 72 anos, falam sobre o sucesso nas provas. Um deles definiu a sensação de correr como “flutuar”


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Corrida Tribuna Ruas da Cidade: gêmeos ensinam segredo da saúde e disposição
Amarílio e Deolindo Braga: o primeiro, com o troféu na mão, foi campeão da categoria 70 anos – 10 km, enquanto o outro terminou em segundo lugar na categoria 70 anos – 5 km |  Foto: Fábio Nunes/AT

Os gêmeos Amarílio Braga e Deolindo Braga, de 72 anos, têm muito mais em comum do que terem nascido no dia 6 de março de 1952 e compartilharem a aparência física. Eles são campeões de corridas de rua pelo Brasil e até no exterior. No domingo, participaram da 11ª edição da Corrida Tribuna Ruas da Cidade.

Amarílio foi o campeão da categoria 70 anos – masculino 10 km, com a marca de 48min09s, e ganhou troféu e medalha. Deolindo conquistou o 2º lugar na categoria 70 anos – masculino 5 km, com 23min50s, ganhando a medalha do pódio e de participação.

O segredo para tantas conquistas? Ambos respondem que são os cuidados com a saúde e a prática de esportes, desde a infância.

“A vida inteira jogamos bola, desde os 8 anos de idade. Chegamos a jogar na escolinha da Desportiva, depois no juvenil. Quando começamos a trabalhar, as empresas tinham seus times de futebol e a gente participava. Depois, meu irmão começou com a corrida e me convidou”, conta Amarílio.

Deolindo revela que a prática começou desde a primeira corrida das Dez Milhas Garoto, que em 2024 completou 33 anos. De lá para cá, coleciona mais de 190 troféus e mais de 100 medalhas que conquistou por chegar entre as três primeiras colocações.

“Não adianta beber ou fumar. A gente tem que olhar para a gente e tomar conta do nosso corpo. O esporte é para todo mundo. Não tem idade para nada”.

Amarílio conta que o café da manhã pode variar entre aipim, inhame, batata-doce ou banana-da-terra cozidos. O almoço inclui salada, ovos e peixes. O jantar tem sempre uma sopa de legumes com beterraba ralada ou repolho.

“Os ovos e os peixes podemos preparar de várias maneiras. Gosto de laranja, maçã, pera, castanha e uva passa. Sucos de limão, de beterraba, cenoura, sempre com gengibre, mas zero açúcar. Se for adoçar, uso mel”, diz Amarílio.

Os irmãos elogiaram a Corrida Tribuna Ruas da Cidade. “Foi uma maravilha! A chuva ajudou. O percurso estava muito bom, sem perigo, e o evento muito bem organizado”, disse Deolindo.

Amarílio definiu a sensação de correr como estar “flutuando”. “Foi uma corrida fantástica. Fazer esse percurso foi o mesmo que estar 'flutuando' com a orla, arranha-céus, o paisagismo, parabéns a Rede Tribuna”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: