Capixabão terá mais jogos à noite. Serra não terá partidas de dia
Três em cada quatro jogos da primeira fase serão no período noturno, alterando a preparação de atletas e a rotina dos torcedores
Após a divulgação oficial da tabela do Campeonato Capixaba 2026, com dias e horários das partidas, o torcedor começa a se programar para assistir ao seu time de coração ao vivo no estádio.
Porém, o planejamento agora passa por um dado curioso: 34 das 45 partidas da primeira fase acontecerão na parte da noite. São mais de 75% dos jogos começando a partir das 18h.
Torcedor da Desportiva Ferroviária, Paulo Vinícius mora no bairro Valparaíso, na Serra, e costuma frequentar o Engenheiro Araripe para prestigiar a Locomotiva Grená.
Mas o fato de a Desportiva fazer sete dos seus nove jogos à noite o desagradou, principalmente porque gostaria de levar o filho ao estádio e talvez não consiga.
“Eu achei que ficou um pouco fora de mão, muito tarde. Por exemplo, meu filho queria ir. Aí, como é que eu vou levar uma criança ao estádio às nove horas da noite, em plena terça-feira, para assistir a um jogo sabendo que no outro dia temos compromissos?”, questionou.
Um consolo para o torcedor grená é que os jogos contra o Porto Vitória e contra o Capixaba, ambos no Engenheiro Araripe, serão à tarde.
Mas será que o clima mais ameno pode favorecer os jogadores em campo? De acordo com Alcindo Oliveira, preparador físico do Rio Branco, a resposta é sim.
O profissional do time capa-preta acredita que o fato pode amenizar a maratona de jogos que os clubes irão encarar entre janeiro e fevereiro.
“Jogar à noite será um fator que vai nos facilitar porque o calor diminui em comparação aos horários que a gente treina, normalmente pela manhã e à tarde. Acompanhamos diariamente o desgaste dos atletas, e a desidratação também diminui com os jogos à noite”, afirmou.
A Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) informou por meio de nota oficial nas redes sociais que a definição foi tomada “para viabilizar a operação técnica do árbitro de vídeo (VAR) e manter o formato tradicional de 59 jogos, alguns horários foram ajustados, estabelecendo um intervalo mínimo de duas horas e meia entre o início das partidas”.
Serra não verá a luz do sol
Campeão do ranking do “Capixabão Noturno”, o Serra será o único time que vai ter todas as suas partidas da primeira fase acontecendo na parte da noite, um fato inédito para a equipe.
Serão nove jogos sem ver a luz do sol, tanto em casa como visitante. O alento é que, historicamente, o torcedor serrano já é acostumado a ver as partidas do seu time no Robertão após o sol se pôr.
Goleiro do Serra, Eduardo Costa, o Dudu, comentou a respeito da situação e acredita que atuar com menos calor será melhor para o rendimento físico.
“Com certeza jogar à noite para a gente é melhor, porque o clima é mais fresco, a adaptação fica até mais rápida. Acho que o jogo fica melhor para todo mundo. Às vezes o calor pesa muito, então, com esses jogos à noite, ficou melhor assim”, afirmou.
“Apesar de nós treinarmos tanto de manhã quanto à tarde, para nos adaptarmos da melhor maneira possível ao clima, passar os jogos para a noite foi positivo”, completou o goleiro.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários