Capixaba artilheira e colecionadora de títulos no beach soccer
Aos 38 anos, a pivô Sil melhora o desempenho a cada temporada. Em 2024, a atleta do São Pedro faturou 5 títulos, entre eles o Mundial
Escute essa reportagem
No esporte de alto rendimento, começar a carreira aos 25 anos, brilhar por várias temporadas e empilhar títulos e prêmios individuais perto de completar quatro décadas de vida é para poucos. É algo especial!
Silvana Souza, a Sil, pivô do São Pedro Beach Soccer, é essa figura rara. Aos 38 anos, ela foi artilheira do Mundial de Clubes, disputado na Itália, com 10 gols, e ajudou o time capixaba a conquistar o título inédito, no final de setembro.
Leia mais sobre Esporte Capixaba
“Comecei no esporte com 25 anos. Era uma 'peladeira' de salão (futsal). Iniciei no próprio São Pedro e fui aprendendo com o tempo e os treinamentos. A Rose (Rosemery Andrade), treinadora, acreditou em mim, mesmo eu não sabendo nada do piso”, contou a camisa 5 do São Pedro, que nunca viu a “questão da idade” como empecilho para alcançar seus objetivos.
“Tenho 38 anos e estou vivendo meu melhor momento. A idade nunca me limitou e nunca vai me limitar, desde que eu tenha foco e um objetivo claro. O importante é buscar realizar os nossos sonhos, pois essa limitação está mais na mentalidade de quem se prende à idade”.
Sil comemora o fato de nunca ter sofrido críticas por ter começado “tarde” no esporte. “Pelo contrário, as pessoas me elogiam pelo que busco, independentemente da minha idade. Na verdade, motivo outras pessoas a darem continuidade aos seus sonhos”.
Estudante de Educação Física na faculdade Multivix, Sil disputou os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) pela primeira vez, em agosto deste ano, e conquistou o título junto com a equipe, no Rio de Janeiro.
“Foi uma experiência incrível. No time, havia meninas muito novas, de 19, 20 e 21 anos. Aprendi muito com elas e com o treinador. Fizemos história”, disse Sil.
Além dessa conquista, Sil se sagrou campeã de outros cinco competições em 2024: Brasileiro, Copa do Brasil e Mundial de Clubes, pelo São Pedro; 2ª Divisão da Espanha, pelo Atlético Torroxeño; e o Torneio América de Beach Soccer, na Argentina, pelo Cali Beach (EUA).
Sonhos a serem alcançados
Entre os sonhos que Sil ainda pretende concretizar, com a ajuda do beach soccer, existem dois que não saem da sua mente.
“Sonho em realizar o sonho da minha mãe (Maria da Penha) de ter uma casa do jeito que ela deseja e ganhar uma Copa do Mundo pelo Brasil”, disse a pivô capixaba, que retornou, este ano, à lista de convocadas para a seleção brasileira depois de seis anos.
Na metade do ano, Sil realizou um sonho profissional: disputar a Euro Winners Cup, uma espécie de Liga dos Campeões da Europa.
Atuando pelo AD Pastéis, Sil fez oito gols, e o time português chegou às quartas de final, com quatro vitórias e três derrotas.
“Havia 25 equipes e fiquei entre as sete meninas que mais marcaram gols. Foi uma experiência incrível e, ao voltar, me senti muito realizada com tudo o que Deus fez na minha vida”, celebrou.
Perfil
Nome: Silvana Neves de Souza
Idade: 38 anos
Naturalidade: Vitória (ES)
Times em que jogou: São Pedro, Atlético Torroxeño (Espanha), Ad Pastéis (Portugal), Vasco, Botafogo, Enseada e Cali Beach (EUA)
Posição: pivô
Ídolo no esporte: Bruno Xavier (craque do beach soccer)
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários