X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Capixaba artilheira e colecionadora de títulos no beach soccer

Aos 38 anos, a pivô Sil melhora o desempenho a cada temporada. Em 2024, a atleta do São Pedro faturou 5 títulos, entre eles o Mundial


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Capixaba artilheira e colecionadora de títulos no beach soccer
Sil beija o troféu de campeão mundial de clubes pela equipe do São Pedro: ela também foi artilheira do torneio disputado na Itália |  Foto: Divulgação / Beach Soccer Worldwide

No esporte de alto rendimento, começar a carreira aos 25 anos, brilhar por várias temporadas e empilhar títulos e prêmios individuais perto de completar quatro décadas de vida é para poucos. É algo especial!

Silvana Souza, a Sil, pivô do São Pedro Beach Soccer, é essa figura rara. Aos 38 anos, ela foi artilheira do Mundial de Clubes, disputado na Itália, com 10 gols, e ajudou o time capixaba a conquistar o título inédito, no final de setembro.

Leia mais sobre Esporte Capixaba

“Comecei no esporte com 25 anos. Era uma 'peladeira' de salão (futsal). Iniciei no próprio São Pedro e fui aprendendo com o tempo e os treinamentos. A Rose (Rosemery Andrade), treinadora, acreditou em mim, mesmo eu não sabendo nada do piso”, contou a camisa 5 do São Pedro, que nunca viu a “questão da idade” como empecilho para alcançar seus objetivos.

“Tenho 38 anos e estou vivendo meu melhor momento. A idade nunca me limitou e nunca vai me limitar, desde que eu tenha foco e um objetivo claro. O importante é buscar realizar os nossos sonhos, pois essa limitação está mais na mentalidade de quem se prende à idade”.

Sil comemora o fato de nunca ter sofrido críticas por ter começado “tarde” no esporte. “Pelo contrário, as pessoas me elogiam pelo que busco, independentemente da minha idade. Na verdade, motivo outras pessoas a darem continuidade aos seus sonhos”.

Estudante de Educação Física na faculdade Multivix, Sil disputou os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) pela primeira vez, em agosto deste ano, e conquistou o título junto com a equipe, no Rio de Janeiro.

“Foi uma experiência incrível. No time, havia meninas muito novas, de 19, 20 e 21 anos. Aprendi muito com elas e com o treinador. Fizemos história”, disse Sil.

Além dessa conquista, Sil se sagrou campeã de outros cinco competições em 2024: Brasileiro, Copa do Brasil e Mundial de Clubes, pelo São Pedro; 2ª Divisão da Espanha, pelo Atlético Torroxeño; e o Torneio América de Beach Soccer, na Argentina, pelo Cali Beach (EUA).

Sonhos a serem alcançados

Entre os sonhos que Sil ainda pretende concretizar, com a ajuda do beach soccer, existem dois que não saem da sua mente.

“Sonho em realizar o sonho da minha mãe (Maria da Penha) de ter uma casa do jeito que ela deseja e ganhar uma Copa do Mundo pelo Brasil”, disse a pivô capixaba, que retornou, este ano, à lista de convocadas para a seleção brasileira depois de seis anos.

Na metade do ano, Sil realizou um sonho profissional: disputar a Euro Winners Cup, uma espécie de Liga dos Campeões da Europa.

Atuando pelo AD Pastéis, Sil fez oito gols, e o time português chegou às quartas de final, com quatro vitórias e três derrotas.

“Havia 25 equipes e fiquei entre as sete meninas que mais marcaram gols. Foi uma experiência incrível e, ao voltar, me senti muito realizada com tudo o que Deus fez na minha vida”, celebrou.

Perfil

Nome: Silvana Neves de Souza

Idade: 38 anos

Naturalidade: Vitória (ES)

Times em que jogou: São Pedro, Atlético Torroxeño (Espanha), Ad Pastéis (Portugal), Vasco, Botafogo, Enseada e Cali Beach (EUA)

Posição: pivô

Ídolo no esporte: Bruno Xavier (craque do beach soccer)

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: