Cafu lança biografia em Vitória e fala sobre Seleção, Neymar e leitura
Capitão do penta também falou sobre a importância de dar bons exemplos para os jovens de hoje

Em Vitória para o lançamento da sua biografia, Marcos Evangelista de Morais, o Cafu, participou de uma entrevista coletiva com a imprensa na manhã desta quarta-feira (24) onde abordou temas como Seleção Brasileira, Neymar e a importância da leitura para os jovens de hoje.
A Saga Cafu

Em Vitória para o lançamento do livro, Cafu destacou a importância da leitura e como essa prática pode ajudar principalmente aos jovens de hoje.
"Eu acho muito importante fomentar a leitura. Leitura, esporte e futebol tem tudo a ver com nossos jovens e principalmente os jovens de hoje que estão carentes de grandes exemplos, de grandes expectativas e de histórias. O lançamento da 'Saga Cafu' está sendo levada não só para a periferia de São Paulo, mas para todo o mundo", disse.
Durante o evento, organizado pela FAP Eventos esportivos, o capitão do penta ainda ressaltou que procura fazer com que as crianças e os jovens se espelham em uma história vencedora, no seu exemplo de foco e perseverança.
"Eu não ensino a criança a ganhar dinheiro ou fazer qualquer outro tipo de coisa. O que eu vou mostrar dentro da 'Saga Cafu' é o que eu vivi no futebol e o que futebol me deu com determinação, com força de vontade, com resiliência. A 'Saga Cafu' retrata os nove nãos que eu tomei e eu faço questão de falar isso por que muitos me viram levantar taça mas não sabem as barreiras que precisei superar", contou.
Seleção Brasileira
Durante a coletiva, Cafu foi perguntado sobre o atual momento da Seleção Brasileira e se é possível que o Brasil saia campeão da próxima Copa do Mundo que acontece em 2026. "O Brasil sempre que entra para disputar um título ele é favorito. O Brasil tem plenas condições de ser campeão mundial. A camisa verde e amarela ainda é muito respeitada, mesmo que muita gente ache que perdeu o respeito, perdeu a moral", disse.
Ainda falando da Seleção, Cafu falou sobre o atual comandante e seu ex-treinador no Milan, Carlo Ancelotti. "Trabalhei com o Ancelotti durante cinco anos. Ele é um treinador do dia-a-dia, da repetição, de fazer com o que o jogador entenda o esquema tático, o padrão de jogo. Aqui no Brasil ele não vai ter tempo por conta dos poucos jogos. Mas trouxe uma esperança diferente para o futebol brasileiro", completou.
Vale lembrar que ao lado do italiano, Cafu conquistou seis títulos incluindo uma Liga dos Campeões, um Campeonato Italiano e um Mundial de Clubes.
Neymar como líder técnico
Continuando o assunto Seleção Brasileira mas dessa vez com outro foco, Cafu falou sobre a situação de Neymar e se ele ainda pode ser considerado o líder técnico do Brasil para a próxima Copa do Mundo. É importante lembrar que Neymar ainda não foi convocado por Ancelotti devido aos problemas físicos que o craque vem apresentando.
Para Cafu, hoje não dá mais para depositar todas as esperanças em Neymar. "Hoje o Neymar não consegue ter uma sequência, não consegue jogar três jogos seguidos. Só o Neymar pode responder essa pergunta (se vai para a Copa do Mundo) e eu como apaixonado por futebol quero ver o Neymar com a camisa da seleção", afirmou.
O capitão do penta ainda disse que o Brasil tem hoje jogadores que podem ajudar Neymar. "Hoje nós temos jogadores a altura que podem ajudar o Neymar a ganhar uma Copa do Mundo como Vinicius Júnior e Raphinha. Nós temos uma safra de jogadores muito boa que podem ajudar o Neymar a voltar a ser o protagonista da Seleção Brasileira como foi durante 15 anos", disse.
Wesley como o próximo Cafu
Uma posição que atualmente anda carente de bons jogadores e um cara para ser o grande destaque é a lateral direita da Seleção Brasileira, posição que consagrou Cafu e que para muitos, é o maior de todos os tempos. Com relação a esse assunto, o 'capita' foi perguntado se Wesley pode ser esse cara que ele foi um dia.
"O Wesley tem toda essa capacidade, todo esse potencial, já chegou na Roma fazendo gol, que é importante chegar já dando a sua assinatura logo na estreia do Campeonato Italiano. É um lateral forte, valente, que vai pra cima, que não tem medo de jogar, tanto é que já foi convocado algumas vezes e eu acho que ele vai ter uma sequência", disse.
Cafu também disse esperar que o brasileiro tenha muito sucesso na Roma e principalmente na Seleção Brasileira. "Eu acho que aos poucos o Ancelotti vai achando o esquema certo, os jogadores certos e vai enquadrando os jogadores para cada posição. Nós temos o Royal que acabou de voltar e eu espero que eles possam fazer aquilo que fizemos na Seleção Brasileira em questão de títulos", completou.
Futebol e redes sociais
Após a demissão de Renato Gaúcho do Fluminense, que saiu do clube na noite desta terça-feira (23) criticando e colocando a culpa da situação nas redes sociais, Cafu foi perguntando sobre como lidar com esse tipo de coisa nos dias de hoje.
"A crítica é inerente a nós. O futebol ele vive de momentos e de resultados. Nós temos que ficar acostumados com esse tipo de crítica. É óbvio que com as redes sociais as críticas ficaram mais expostas, a crítica vem mais fácil, mais rápido, as pessoas se sentem mais autoritárias. O Renato é um treinador experiente e tinha que estar preparado pra isso", comentou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários