Árbitro do ES debate com VAR em pênalti polêmico: "Não trabalhamos com sentimento"
Davi Lacerda protagoniza diálogo inusitado com a cabine: “Não trabalhamos com sentimento, e sim com imagem”

O jogo entre Corinthians e Athletico/PR na última quarta-feira (10), que definiu o time paulista como um dos semifinalistas da Copa do Brasil, teve dois lances que precisaram ser checados ou revertidos pelo árbitro de vídeo (VAR) no Itaquerão.
Na reta final do segundo tempo, depois de o árbitro capixaba Davi de Oliveira Lacerda assinalar a penalidade máxima para os paranaenses em toque na mão do lateral-direito Matheuzinho, Diego Pombo Lopez, no VAR, recomendou a análise do lance na cabine pelo árbitro de campo.
Com as câmeras disponíveis, não foi possível definir, com certeza, que a infração foi cometida dentro ou fora da área. No VAR, Lopez chegou a afirmar que o lance era “inconclusivo” e recomendou a análise por Lacerda, com base em um “sentimento” e percepção de que o braço estaria fora da área após o cruzamento de Léo Derick, pela ponta esquerda.
“Davi, a situação é muito fina, preciso que você venha aqui me ajudar a avaliar. O lance não é conclusivo”, disse o VAR. “Tenho o sentimento de que está fora, está bom? Mas é sentimento”, concluiu. Na sequência, o árbitro em campo rebateu o companheiro de profissão. “Não, a gente não trabalha com sentimento, a gente vai trabalhar com imagem”, afirmou.
“Exatamente”, respondeu Lopez. Durante a análise das imagens, o árbitro da partida chegou a reclamar da falta de opções de câmera para o lance. No VAR, antes de recomendar a análise do lance em campo, os operadores de vídeo também enfrentaram o mesmo problema, sem ter à disposição um ângulo aéreo - com um drone - ou que estivesse perpendicular à bola e paralelo às laterais.
Davi analisou três câmeras, em pouco menos de um minuto na cabine, e manteve a decisão em campo de pênalti para o Athletico/PR. “Não tenho ângulo conclusivo, tenho a marcação de campo. Eu vou manter a decisão de campo”, frisou.
Na sequência, com o pênalti confirmado, Hugo Souza defendeu a cobrança de Gastón Benavídez. Foi a oitava defesa do goleiro em penalidades máximas desde que chegou ao Corinthians. Além deste lance, o Athletico-PR também teve um gol anulado, após análise do VAR, com falta na origem da jogada sobre Maycon.
Destaques na TV
TV Tribuna/Band
11 horas - Jogo Aberto;
BandSports
12h15 - Futebol: Campeonato Saudita - Al Ettifaq x Al Ahli;
14h45 - Futebol: Campeonato Saudita - Al Ittihad x Al Fateh;
20 horas - Futsal: Liga Nacional - Magnus Futsal x Praia Clube;
Cazé TV
09 horas - Boxe: Mundial - semifinais;
SPORTV
15h30 - Futebol: Campeonato Alemão - Bayer Leverkusen x Eintracht Frankfurt;
18 horas - Futevôlei: Liga Nacional - Corinthians x Bahia;
19 horas - Futevôlei: Liga Nacional - São Paulo x Santos;
20 horas - Futevôlei: Liga Nacional - Grêmio x Cruzeiro;
21 horas - Futevôlei: Liga Nacional - Vasco x Goiás;
SPORTV 2
10 horas - Futebol de Cegos: Campeonato Brasileiro - final;
16 horas - Futevôlei: Liga Nacional - Botafogo x Sport;
17 horas - Futevôlei: Liga Nacional - Atlético-MG x Vitória;
23 horas - Vôlei: Mundial Masculino - EUA x Colômbia;
ESPN
19 horas - Futebol: Série B - Volta Redonda x Criciúma;
ESPN 2
11 horas - Basquete: FIBA Eurobasket 2025 - semifinal;
15 horas - Basquete: FIBA Eurobasket 2025 - semifinal;
ESPN 3
16 horas - Futebol: Campeonato Espanhol - Sevilla x Elche;
Obs.: Mudanças na programação são de responsabilidade das emissoras.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários