X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Espanha arrasa a Croácia no primeiro tempo e abre Eurocopa com vitória convincente


A Espanha não encontrou dificuldades para derrotar a Croácia por 3 a 0, neste sábado, no estádio Olímpico de Berlim, pelo Grupo B da Eurocopa. Diferentemente dos últimos dois encontros entre as seleções, quando o equilíbrio predominou nos empates no tempo regulamentar tanto na decisão da Liga das Nações de 2022 quanto nas oitavas de final da última Eurocopa (a equipe vermelha levou a melhor em ambas), os espanhóis precisaram de apenas 45 minutos para definir o triunfo.

O ponta Lamine Yamal, de apenas 16 anos, e o meio-campista Fabián Ruiz, que participou dos três gols, destacaram-se com a camisa de La Roja. Yamal se tornou o mais jovem atleta a atuar em uma partida da Eurocopa, superando o polonês Kozlowski, que havia atuado com 17 anos. Do lado croata, Modric teve atuação apagada e foi substituído por Pasalic aos 19 minutos do segundo tempo.

A superioridade espanhola ficou evidente já nos primeiros minutos de bola rolando, quando o esquadrão do técnico Luis de la Fuente pressionou o adversário, mas sem ameaçar a meta do goleiro Livakovic. Os croatas conseguiram aumentar a posse de bola e tirar a velocidade do jogo, que ficou truncado no meio de campo até os 28 minutos, quando Morata recebeu o passe em profundidade de Fabián Ruiz, no meio da defesa, e bateu na saída de Livakovic para colocar a Espanha à frente no placar. O sétimo tento do camisa 7 em Eurocopas o deixou atrás apenas de Cristiano Ronaldo (14) e Platini (9) na artilharia da competição.

A Croácia sentiu o golpe e, três minutos depois, Fabián Ruiz, na meia-lua, aproveitou o passe de Pedri, cortou Modric e Brozovic na área e arrematou no canto esquerdo para ampliar: 2 a 0.

Em desvantagem, a Croácia respondeu rapidamente e passou a dominar as ações. Brozovic, Majer, Gvardiol e Kramaric criaram boas oportunidades de vazar o goleiro Unai Simón. Quando parecia que os croatas reduziriam a diferença, Carvajal jogou um balde de água fria, nos acréscimos do primeiro tempo: após cobrança de escanteio de Fabián Ruiz, o jovem Yamal cruzou a bola no meio da área e o experiente lateral apareceu sozinho para, com o pé direito, tocar para a rede.

Na etapa final, a Croácia foi para o ataque, enquanto os espanhóis se fecharam e buscaram ampliar a elástica vantagem nos contragolpes, explorando principalmente a velocidade de Yamal pela direita do setor ofensivo.

Com o jogo aberto dos dois lados, aos 6 minutos, Yamal recebeu o passe de Pedro do lado direito da área e bateu cruzado, exigindo excelente defesa de Livakovic. Aos 9, a defesa espanhola tirou em cima da linha o chute de Stanisic.

Aos 32, Rodri cometeu pênalti em Petkovic. Unai Simón defendeu a cobrança, mas Petkovic recebeu de Perisic, no rebote, e mandou para a rede. O árbitro, no entanto, anulou o gol por invasão de Perisic na área antes da batida.

A Croácia seguiu insistindo atrás de seu gol, especialmente com Perisic, sem sucesso. Nos minutos finais, a partida esfriou e o placar seguiu inalterado: 3 a 0. Na quarta-feira, às 10h (horário de Brasília), a Croácia busca a reabilitação contra a Albânia, em Hamburgo, pela 2ª rodada. Na quinta-feira, a Espanha faz o aguardado confronto com a Itália, às 16h, em Gelsenkirchen.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: