X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Em jogo com "brasileiros", Peru supera Colômbia na Copa América e quebra jejum


Em partida que contou com diversos "brasileiros" em campo, a seleção do Peru se reabilitou na Copa América, após levar 4 a 0 do Brasil na estreia. Na noite de domingo (20), em Goiânia, o time peruano derrotou a Colômbia por 2 a 1, conquistou sua primeira vitória na competição e, de quebra, encerrou um jejum de dez anos sem vencer o adversário.

Sem poder contar com Paolo Guerrero, machucado, o Peru chegou aos três pontos no Grupo B, subiu para o terceiro lugar e ajudou a seleção brasileira. Afinal, a Colômbia é a segunda força da chave e chegaria aos mesmos seis pontos do líder Brasil se tivesse vencido neste domingo. Os colombianos estacionaram nos quatro pontos.

A Colômbia é justamente o próximo rival do Brasil na quarta-feira, no Engenhão, no Rio de Janeiro. No mesmo dia, o Peru vai duelar com o Equador, em Goiânia.

A partida deste domingo contou com diversos jogadores conhecidos da torcida brasileira, como Yotún (ex-Vasco), Borja (ex-Palmeiras), Cuellar (ex-Flamengo), Cueva (ex-Santos e ex-São Paulo), Mina (ex-Palmeiras) e Chará (ex-Atlético-MG). Até no banco tinha um treinador com passagem pelo futebol brasileiro: o argentino Ricardo Gareca, treinador do Peru e ex-Palmeiras.

Colômbia e Peru fizeram um duelo equilibrado nos primeiros 15 minutos. Os colombianos tentavam se impor, buscando mais o ataque. E exibiam seu poder ofensivo com Cuadrado, em boa chance aos 11, e Borja aos 14. Com o Peru recuado, parecia questão de tempo para a Colômbia abrir o placar.

Até que a seleção peruana resolveu se arriscar no ataque. E foi feliz logo em sua primeira investida. Aos 16, Yotún arriscou de fora da área e carimbou a trave. No rebote, Peña encheu o pé e estufou as redes, sem qualquer chance para o goleiro Ospina. Com a mudança no placar, o jogo ganhou outro desenho.

Imagem ilustrativa da imagem Em jogo com "brasileiros", Peru supera Colômbia na Copa América e quebra jejum
|  Foto: Divulgação / Conmebol

A Colômbia parecia ter sentido o baque. Continuava com maior posse de bola, mas demonstrava certa apatia. Quase não se arriscava no ataque, talvez por medo de um contra-ataque. Os peruanos, por sua vez, tinham confiança mais elevada agora para tentar anotar o segundo gol.

Neste ritmo, o Peru quase ampliou logo aos 2 minutos do segundo tempo, com Lapadula. Ospina precisou se esticar para evitar o gol. Preocupado na defesa, o time colombiano era conduzido no ataque por Borja. Em noite inspirada, ele criava lances perigosos com frequência.

Aos 5, disparou pela esquerda e foi derrubado dentro da área: pênalti. O próprio ex-jogador do Palmeiras converteu a cobrança. Sete minutos depois, ele teve chance para virar o placar. E, quando a Colômbia parecia assumir definitivamente as rédeas do jogo, o Peru voltou a mostrar eficiência no ataque. Desta vez, com ajuda da defesa rival.

Aos 19, Cueva cobrou escanteio na área e o zagueiro Mina desviou de barriga, mandando contra as próprias redes. Ospina ainda foi buscar a bola, que já havia cruzado a linha do gol.

Diante do risco da derrota, o técnico Reinaldo Rueda colocou o atacantes Muriel e Chará e a Colômbia partiu para a pressão. Foram três chances em sequência, duas delas com Borja e outra com Muriel, destaque da Atalanta no Campeonato Italiano.

Nos minutos finais, a pressão aumentou. Borja e até o zagueiro Mina tentavam resolver em lances isolados. Mas, a essa altura, as investidas colombianas já estavam manjadas pela defesa peruana, que se segurou bem até o apito final e assegurou a vitória.

FICHA TÉCNICA:

COLÔMBIA 1 x 2 PERU

COLÔMBIA - Ospina; Medina (Morelos), Mina, Davinson Sánchez, Tesillo; Barrios, Sebastián Pérez (Cuéllar), Cuadrado, Cardona (Chará); Zapata (Muriel) e Borja. Técnico: Reinaldo Rueda.

PERU - Gallese; Corzo, Christian Ramos, Callens, Marcos López; Tapia, Yotún, Carrillo, Cueva (Raziel García), Peña (Cartagena); Lapadula (Ormeño). Técnico: Ricardo Gareca.

GOLS - Peña, aos 16 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS - Carillo, Borja.

ÁRBITRO - Esteban Ostojich (Uruguai).

RENDA E PÚBLICO - Jogo sem torcida.

LOCAL - Estádio Olímpico, em Goiânia (GO).
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: