Eleição CBF: começa o prazo para registro de chapas e presidente pode ser escolhido com antecedência
Escute essa reportagem

Inicia neste domingo, 18, o prazo para registro das chapas que disputarão a eleição para a presidência da CBF no quadriênio de 2025 a 2029. Até o momento, dois nomes surgiram como potenciais candidatos: Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF) e Reinaldo Carneiro Bastos, mandatário da FPF (Federação Paulista de Futebol). O pleito, no entanto, pode ser decidido mesmo antes da votação.
Isso porque uma das diretrizes para uma chapa ser homologada é que tenha o apoio de ao menos oito federações e cinco clubes. O estatuto de 2022 previa alterações nessa regra, diminuindo a cláusula de barreira para quatro federações e quatro clubes, mas foi anulado junto ao acordo que permitiu a eleição de Ednaldo Rodrigues em março por uma suspeita de falsificação de assinaturas.
Os votos das federações têm peso 3, dos clubes da Série A, 2 e dos times da série B, 1 Assim, caso o presidente da FPF consiga superar a cláusula de barreira para disputar o pleito, precisaria correr atrás de uma unanimidade entre os clubes ou virar o voto das entidades estaduais para ter chance de superar o mandatário da FRF.
O prazo final para o registro das chapas concorrentes aos cargos de presidente e vice-presidente é de cinco dias antes da assembleia eleitoral, ou seja, 20 de maio. Caso Xaud consiga o apoio de mais uma federação, a eleição nem acontecerá. Por isso, os próximos dias serão decisivos para saber se sequer haverá o pleito no próximo domingo, 25.
Além da eleição para presidente, serão escolhidos também oito vice-presidentes, três membros efetivos e três membros suplentes do Conselho Fiscal. Os eleitos ganharam um mandato para o quadriênio 2025/2029, com início em 25 de maio de 2025 e término em 24 de maio de 2029.
Comentários