Efeito Messi: com argentino, Inter Miami vira atração e lota estádios na MLS
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A contratação de Messi pelo Inter Miami, em junho de 2023, vem causando profundas mudanças tanto no clube quanto na liga norte-americana. Nos estádios pelo país, por exemplo, o camisa 10 tem sido sinônimo de popularidade e também tem impulsionado o público nas arquibancadas. Em três dos estádios do país, jogos do Inter Miami com a presença do craque argentino registraram lotação recorde na história.
O mais recente caso foi na partida contra o Chicago Fire, pela última rodada da MLS. No empate em 0 a 0, no Soldier Field, a passagem da equipe de Messi fez com que o clube local registrasse um público recorde de 62.358 torcedores. A marca anterior do Chicago no estádio, aliás, também pertencia a uma partida contra o Inter Miami, em 2023, quando os donos da casa registraram 62.124 presentes na vitória por 4 a 1, também com Messi em campo.
Anteriormente, em abril de 2024, o mesmo aconteceu em visita do Inter Miami ao Arrowhead Stadium, na vitória por 3 a 2 sobre o Sporting Kansas City. Na ocasião, o clube obteve recorde de 72.610 torcedores no local, registrando também o quarto maior público em partidas individuais na história da MLS. Dias depois, também em partida da liga norte-americana, o Inter Miami quebrou o recorde de público do New England Revolution em sua casa, o Gillette Stadium. A vitória da equipe de Messi, pelo placar de 4 a 1, registrou público de 65.612 torcedores.
Fora dos estádios, a audiência nas transmissões também tem sido destaque desde a chegada de Messi aos Estados Unidos. Em outubro de 2024, por exemplo, a Apple, que transmite os jogos da MLS, comunicou ter registrado a maior audiência em sua história com a transmissão de um evento esportivo, na vitória do Inter Miami diante do Atlanta United, por 2 a 1.
O próprio pacote de streaming da Apple que transmite as partidas da liga norte-americana, o MLS Season Pass, já havia registrado um crescimento de 1690% nas inscrições somente no dia em que Messi estreou pelo Inter Miami, ganhando mais de 100 mil inscrições, conforme dados divulgados à época pela empresa de análise Antenna.
“O Messi é um atleta capaz de atrair para si os olhares de todo o mundo, por conta da carreira vitoriosa que construiu ao longo dos anos, assim como pelo que representa fora das quatro linhas. Os amantes do futebol influenciados pelo Messi tendem a continuar a consumir tudo o que gira em torno dele, sendo de forma natural uma excelente oportunidade de popularização para a competição em nível mundial. Além disso, também há a possibilidade da construção de um legado a curto e médio prazo tanto para ele quanto para a MLS”, destaca o CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo, Renê Salviano, que faz a captação de contratos entre marcas envolvendo profissionais do esporte.
Desde a chegada de Lionel Messi, aliás, tanto a liga quanto o clube têm registrado ganhos comerciais. A MLS, por exemplo, obteve receitas de patrocínio em 2024 na casa dos US$ 665 milhões, um crescimento de 13% em relação ao ano anterior, conforme estudo divulgado pela SponsorUnited em dezembro.
A situação foi semelhante para o Inter Miami, que ano a ano registrou crescimento no faturamento com a chegada do craque. Segundo análise da Sportico e da Sports Value, o clube, que antes da chegada de Messi tinha faturamento anual na casa dos US$ 55 milhões, teve um salto para US$ 127 milhões no primeiro ano com o jogador – uma alta de 131%. Já em 2024, arrecadou US$ 190 milhões, consolidando-se como a equipe de maior faturamento da MLS.
“Os clubes, as ligas e as demais entidades norte-americanas têm trabalhado em conjunto para o fortalecimento do futebol local. E, evidentemente, a chegada do Messi foi estratégica e contribuiu para todo esse movimento. A força dele impulsionou não somente a MLS, mas também trouxe grande destaque aos Estados Unidos no cenário esportivo”, aponta Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência oficial da Conmebol e que disponibiliza pacotes de viagem para competições nacionais e internacionais.
A escolha de Messi por defender o Inter Miami, inclusive, tem indicado uma aproximação com o continente americano, em termos de expansão de marca. Vale lembrar que serão nos Estados Unidos, por exemplo, as disputas do primeiro Super Mundial de Clubes, a partir de junho deste ano e com participação do Inter Miami, assim como da Copa do Mundo de 2026.
Em expansão pelo continente, o Inter Miami inclusive adotou como estratégia a realização de uma série de amistosos no exterior no começo deste ano. Entre janeiro e fevereiro, em meio à preparação para o início da temporada, o clube atuou em países como Peru, Panamá e Honduras.
Também pelo continente americano, uma exposição imersiva sobre a carreira do atleta, com participação direta do próprio craque argentino na concepção, já passou por cidades como Los Angeles, Miami, Buenos Aires, Santo Domingo e San Juan, e chegará a São Paulo, no Brasil, neste mês de abril. Intitulada “The Messi Experience - A Dream Come True”, a jornada imersiva é composta por diversas instalações temáticas, projetadas para levar os visitantes a uma viagem pela carreira do jogador, com aproximadamente 75 minutos de duração.
A iniciativa veio da parceria entre Primo Entertainment e Moment Factory e será realizada no Brasil pela Dançar Marketing. Serão combinadas projeções em 360 graus, interatividade e tecnologias de ponta, com o intuito de oferecer uma vivência única no mundo do futebol, onde os fãs poderão treinar como Messi ou interagir com ele por meio da inteligência artificial.
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