X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Edmundo ganha na Justiça indenização de empresa de games


Imagem ilustrativa da imagem Edmundo ganha na Justiça indenização de empresa de games

O comentarista de futebol e ex-jogador Edmundo, 49, conhecido como "Animal", vai receber R$ 30 mil de indenização por ter sua imagem usada, sem permissão, nos jogos Fifa Manager e Fifa Soccer, entre 2007 e 2009. A decisão cabe recurso.

Nas ações, os advogados de Edmundo alegaram que ele era jogador profissional de futebol e que tomou conhecimento que sua imagem, apelido e características físicas estavam sendo utilizadas pelas rés sem autorização nos jogos eletrônicos.

As empresas contestaram dizendo que o autor não comprovou a utilização indevida de sua imagem nos jogos da Fifa e, muito menos, a efetiva relevância de suas supostas aparições. Outros jogadores estão processando as empresas.

As rés afirmaram que celebraram contrato de licença de imagem com a Fifpro (Federação Internacional de Associações de Futebolistas Profissionais), entidade que representa associações de jogadores profissionais do mundo inteiro. Segundo elas, isso supre a necessidade de autorização individual de cada jogador.

A juíza do Tribuna de Justiça de São Paulo, Maria Cláudia Bedotti, disse que há a utilização nos jogos das imagens de dezenas ou centenas de jogadores. "Não há como se admitir o argumento de que a imagem do autor, por si só, tenha propiciado alguma vantagem ao interventor a ensejar o surgimento da obrigação restitutória", disse a juíza.

Edmundo atuou como jogador pelo Vasco da Gama, Palmeiras, Flamengo e outros grandes clubes. Ele também teve passagem pela seleção brasileira. Após deixar os campos, ele começou a trabalhar como comentarista de futebol.

O ex-jogador trabalhou durante quatro anos na Fox Sports, mas não decidiu renovar seu contrato com a Disney, que terminou em 31 de novembro do ano passado. O "Animal" estava na emissora esportiva desde 2016, depois de passagens pela Rede TV! e Band, onde ficou sete anos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: