X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Edmundo ganha na Justiça indenização de empresa de games

| 05/03/2021 22:30 h | Atualizado em 05/03/2021, 22:45

Imagem ilustrativa da imagem Edmundo ganha na Justiça indenização de empresa de games

O comentarista de futebol e ex-jogador Edmundo, 49, conhecido como "Animal", vai receber R$ 30 mil de indenização por ter sua imagem usada, sem permissão, nos jogos Fifa Manager e Fifa Soccer, entre 2007 e 2009. A decisão cabe recurso.

Nas ações, os advogados de Edmundo alegaram que ele era jogador profissional de futebol e que tomou conhecimento que sua imagem, apelido e características físicas estavam sendo utilizadas pelas rés sem autorização nos jogos eletrônicos.

As empresas contestaram dizendo que o autor não comprovou a utilização indevida de sua imagem nos jogos da Fifa e, muito menos, a efetiva relevância de suas supostas aparições. Outros jogadores estão processando as empresas.

As rés afirmaram que celebraram contrato de licença de imagem com a Fifpro (Federação Internacional de Associações de Futebolistas Profissionais), entidade que representa associações de jogadores profissionais do mundo inteiro. Segundo elas, isso supre a necessidade de autorização individual de cada jogador.

A juíza do Tribuna de Justiça de São Paulo, Maria Cláudia Bedotti, disse que há a utilização nos jogos das imagens de dezenas ou centenas de jogadores. "Não há como se admitir o argumento de que a imagem do autor, por si só, tenha propiciado alguma vantagem ao interventor a ensejar o surgimento da obrigação restitutória", disse a juíza.

Edmundo atuou como jogador pelo Vasco da Gama, Palmeiras, Flamengo e outros grandes clubes. Ele também teve passagem pela seleção brasileira. Após deixar os campos, ele começou a trabalhar como comentarista de futebol.

O ex-jogador trabalhou durante quatro anos na Fox Sports, mas não decidiu renovar seu contrato com a Disney, que terminou em 31 de novembro do ano passado. O "Animal" estava na emissora esportiva desde 2016, depois de passagens pela Rede TV! e Band, onde ficou sete anos.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS