Dorival Júnior e mais oito: quais técnicos dirigiram os quatro grandes paulistas? Confira
Escute essa reportagem
A contratação de Dorival Júnior como treinador corintiano engorda a lista de técnicos que dirigiram os quatro maiores clubes de São Paulo: Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians. O ex-treinador da seleção brasileira se torna o nono a alcançar este feito.
Dorival se iguala a Aymoré Moreira, Carlos Alberto Silva, Cuca, Emerson Leão, Nelsinho Baptista, Oswaldo Brandão, Oswaldo de Oliveira e Rubens Minelli.
O último que havia atingido a marca foi Cuca, durante passagem curta e polêmica no Corinthians, em 2023. Preterido por parte da torcida e sofrendo pressão por causa de uma acusação de abuso sexual ocorrida em 1989, o comandante durou apenas dois jogos, em um período de seis dias de trabalho.
O primeiro a completar as quatro passagens foi Aymoré Moreira. Com maior destaque pelo Palmeiras. Ele foi campeão do Robertão de 1967, tempos depois o torneio seria reconhecido como Campeonato Brasileiro.
Dorival Júnior passou duas vezes pelo Santos. Em 2010, comandou a geração mágica que tinha no ataque Neymar, Robinho, Ganso e André. Com esse time ganhou Paulistão e Copa do Brasil. Em seu retorno, entre 2015 e 2016, faturou somente outro Estadual.
No Palmeiras, em 2014, Dorival, que é sobrinho de Dudu, um dos ídolos do Palmeiras nos anos de 1960 e 1970, teve uma passagem difícil, mas conseguiu livrar o time do rebaixamento. No São Paulo, viveu cenário semelhante em 2017, ano em que impediu a degola. No entanto, não durou muito no cargo e foi despedido no início da temporada seguinte. Em 2023, tirou o time tricolor da fila na Copa do Brasil.
O lendário Oswaldo Brandão comandou os quatro grandes por diversas vezes entre as décadas de 1950 e 1980, sendo o maior vencedor nesta lista, com 15 conquistas. Foram dez pelo Palmeiras, onde ocupa o posto de treinador mais vezes campeão na história do clube alviverde, empatado com Abel Ferreira. Ele também levantou quatro troféus no Corinthians e um no São Paulo. Apesar de passagem duradoura pelo Santos, Brandão não ganhou título. Ele é o treinador mais vezes campeão na história do clube alviverde, empatado com Abel Ferreira.
Emerson Leão também se destacou ao comandar as equipes. Ele possui três conquistas pelo Santos, a principal delas o Campeonato Brasileiro de 2002, quando foi peça fundamental ao lançar a segunda geração dos Meninos da Vila. No São Paulo, o ex-goleiro também brilhou conquistando o Paulistão de 2005. Oswaldo de Oliveira é outro com quatro taças, três pelo Corinthians, incluindo o Mundial de Clubes da Fifa em 2000, e uma no São Paulo.
Dorival deve fazer sua estreia apenas na próxima quarta-feira, em duelo válido pela Copa do Brasil, contra o Novorizontino, às 21h30, no Estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.
A equipe está sendo dirigida pelo interino Orlando Ribeiro, que retorna ao comando da categoria sub-20 do clube. Em duas partidas, Orlando somou duas vitórias, contra Sport e Racing-URU. Ele fará seu último jogo neste domingo, quando o Corinthians viaja para enfrentar o Flamengo, no Maracanã, às 16h, pela sexta rodada do Brasileirão. Os paulistas ocupam a sexta colocação, enquanto os cariocas seguem invictos e na vice-liderança.
Comentários