X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Dorival estreia pelo Corinthians na Copa do Brasil com desafio de dar padrão a um time instável


Ouvir

Escute essa reportagem

Dorival Júnior estreia no comando do Corinthians nesta quarta-feira, às 21h30, quando o time do Parque São Jorge enfrenta o Novorizontino, fora de casa, no primeiro jogo do confronto da terceira fase da Copa do Brasil. O treinador de 63 anos chega com a missão de dar um padrão a um time cuja instabilidade colocou uma pulga atrás da orelha do torcedor sobre o que esperar em 2025, e motivou a saída de Ramón Díaz apesar do título Paulista.

Apesar de não ter conseguido desenvolver um trabalho convincente na seleção brasileira, Dorival é certamente um dos melhores treinadores do País. Em seus dois últimos trabalhos em clubes, levou o São Paulo à conquista inédita da Copa do Brasil, em 2023. Um ano antes, faturou o mesmo título com o Flamengo, além da Libertadores. Assim, é possível dizer que a escolha da diretoria corintiana foi acertada.

A primeira tarefa de Dorival será fazer a defesa do Corinthians parar de ser vazada. São 33 gols sofridos em 29 partidas na temporada. No domingo, o treinador acompanhou a derrota por 4 a 0 para o Flamengo, em um camarote do Maracanã, e pôde ter uma melhor noção do que precisa ser corrigido. A dupla de zaga corintiana já passou por diversas alterações no ano. Gustavo Henrique é o único com status de titular, enquanto André Ramalho recentemente voltou a ganhar a vaga de Félix Torres.

Para além do resultado constrangedor, a goleada para o Flamengo escancarou a dificuldade de o Corinthians manter uma regularidade nas apresentações. Há apenas três rodadas, ainda sob o comando de Ramón, o time deu show na vitória por 3 a 0 sobre o Vasco.

É necessário dizer que a equipe cruz-maltina levou a campo um time mesclando titulares e reservas, mas o torcedor corintiano viu o clube ser campeão Estadual com a melhor campanha e vencendo o Palmeiras na casa do rival. Por outro lado, o Corinthians caiu na Libertadores ainda na fase preliminar, tendo dificuldade para competir com adversários de investimento muito inferiores.

Associado quase sempre a uma filosofia de jogo pragmática, Dorival pode fazer o “arroz com feijão” ser o seu trunfo no Corinthians. Acertar os movimentos da defesa pode ser um grande passo para a estabilidade do time. Isso porque a formação consagrada por Ramón Díaz, com três volantes e Rodrigo Garro na armação, com Memphis e Yuri Alberto na frente, lembra bastante ao sistema utilizado no Flamengo, quando ele conseguiu fazer Pedro e Gabigol jogarem juntos. Em 41 partidas, aquele time marcou incríveis 77 gols.

Além das quatro linhas, Dorival terá a missão de manter um legado importante de Ramón: impedir que a política do clube, em ebulição desde o ano passado, contamine o vestiário. Para isso, ele deve contar com a ajuda do executivo de futebol Fabinho Soldado, considerado peça-chave para manter o elenco blindado do que acontece no Parque São Jorge.

“Espero deixar um legado dentro de um trabalho que já vinha acontecendo. A comissão técnica anterior comandada pelo Ramón fez um belo trabalho e nos deixa em um momento especial. Espero dar sequência a tudo isso e alcançar os melhores resultados por essa grande equipe”, disse Dorival, em sua chegada ao Corinthians.

Um mau desempenho esportivo, inclusive, seria a pá de cal na gestão do presidente Augusto Melo. O mandatário teve as contas do seu primeiro ano de gestão reprovadas e ele pode sofrer novo processo de impeachment. O Conselho de Orientação indicou um aumento de R$ 829 milhões no passivo do clube, que acumula uma dívida de R$ 2,5 bi.

Depay é dúvida para Dorival

Dorival ainda não sabe se vai poder contar com Memphis Depay em sua estreia pelo Corinthians. O camisa 10 levou uma pancada de Léo Ortiz no jogo com o Flamengo e saiu ainda no primeiro tempo. Caso o holandês não se recupere, a expectativa é de que Igor Coronado ganhe a vaga e seja deslocado para o meio-campo.

Garro ainda se recupera de uma tendinopatia patelar no joelho direito e não tem data para retornar ao time. Assim, Ángel Romero segue mantido como titular. Na defesa, a tendência é de que André Ramalho seja mantido no lugar de Félix Torres.

O Novorizontino faz campanha regular na Série B do Campeonato Brasileiro e é uma das quatro equipes invictas. O time do interior paulista está na décima posição, com 9 pontos. São duas vitórias e três empates para os comandados do técnico Umberto Louzer. A última derrota foi nas quartas de final do Paulistão, por 1 a 0, na eliminação para o São Paulo, no MorumBis.

FICHA TÉCNICA

  • NOVORIZONTINO - Airton; Dantas, Rafael Donato e Patrick; Igor Formiga, Luís Oyama, Marlon e Patrick Brey; Waguininho, Robson e Matheus Frizzo. Técnico: Umberto Louzer.
  • CORINTHIANS - Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Fabrizio Angileri; Raniele, André Carrillo e Breno Bidon; Romero, Memphis Depay (Igor Coronado) e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior.
  • ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
  • HORÁRIO - 21h30 (horário de Brasília)
  • ONDE ASSISTIR - SporTV e Premiere
  • LOCAL - Estádio Jorge de Biasi, em Novo Horizonte (SP)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: