X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Diego Ribas, ex-jogador: “Espero o Fla vitorioso este ano”

Ídolo rubro-negro estará em Vitória nesta quarta-feira para falar sobre liderança e revela torcida pela volta por cima de Gabigol


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Diego Ribas, ex-jogador: “Espero o Fla vitorioso este ano”
Diego Ribas viaja pelo Brasil com a palestra “Do Risco à Glória” |  Foto: Divulgação

Multicampeão pelo Flamengo com títulos que marcaram a história do clube, entre eles as Libertadores de 2019 e 2022, além dos Brasileiros de 2019 e 2020, Diego Ribas é a atração confirmada para a abertura da Expolife, feira de saúde e bem-estar, nesta quarta-feira (13), às 14 horas, no Ilha Álvares Cabral, em Vitória.

Aposentado dos gramados desde dezembro de 2022, o ex-jogador vai compartilhar suas experiências em gestão de liderança, resiliência, gestão de crise, motivação e disciplina, inclusive, com os cuidados com a saúde, para manter a alta performance na vida.

Leia mais sobre Esportes

Destaque no futebol desde seus 16 anos, Diego viveu em ambientes que exigiram extrema resiliência e mentalidade vencedora para atingir seus objetivos. Conquistou mais de 20 títulos, somando clubes e Seleção Brasileira, além de 12 prêmios individuais na carreira.

Durante sua jornada, encarou desafios que o fizeram desenvolver habilidades que marcaram sua personalidade dentro e fora do futebol: liderança, disciplina e coragem. E foi aí que viu a oportunidade de aplicar e compartilhar seus conhecimentos no mundo empresarial. E por isso hoje atua como palestrante e mentor de atletas.

Em entrevista ao jornal A Tribuna, ele conta um pouco sobre a nova fase da sua vida e sobre o que espera do Flamengo em 2024.

“Foram mais de 20 anos dedicados ao futebol profissional, além de toda história até chegar lá. Nesse período convivi com pessoas de todos os tipos, nas mais diversas adversidades. É um prazer dividir ensinamentos com o público, ainda mais em um evento voltado para saúde e bem-estar”.

A Tribuna – Diego, qual a importância da postura liderança na vida de uma pessoa? Seja no âmbito profissional quanto no pessoal?

Diego – "A grande vantagem de ser um verdadeiro líder é o domínio próprio. Essa é a grande virtude de um líder, dominar a si mesmo, autocontrole e dessa forma não ser refém das circunstâncias. É claro que sendo assim você vai ter uma vida pessoal de sucesso e também profissional. E o resultado profissional é influenciar positivamente as pessoas, encorajar as pessoas, servir as pessoas. E o verdadeiro líder sabe fazer isso de forma muito eficiente."

- Em uma carreira de mais de 20 anos quais foram os principais ensinamentos que você adquiriu para se tornar um grande líder?

"O principal ensinamento que eu tive foi justamente um pouco dentro da resposta anterior, que foi de dominar a mim mesmo. Eu sempre tive muita personalidade, sempre me posicionei, mas durante muito tempo fui impulsivo, vaidoso nas minhas atitudes. E eu aprendi, passando e aprendendo com muitos técnicos, meu pai, com Jesus, que é minha referência de líder, de que a liderança é dominar a si mesmo, servir as pessoas, dominar na nossa vaidade, nosso ego. E isso eu fui aprendendo no processo, acertando, errando, mas tendo a convicção do que eu quero para mim mesmo. Então, quando eu tive essa consciência, eu passei a ser um líder muito mais eficiente, uma referência positiva para aqueles que estão ao meu redor."

- Qual o fato mais marcante de sua liderança em campo?

"Foram muitos, muitos fatos, talvez um que ficou bastante marcado foi uma discussão que eu tive com um grande amigo, que é o Gabi (Gabigol). No intervalo de um jogo, nós discutimos que tínhamos que manter ali a concentração, a seriedade para o segundo tempo.

E ele é um jogador, uma pessoa de muita personalidade também, nós tivemos um debate, mas nesse debate nós chegamos a uma conclusão, e eu acredito que o verdadeiro líder tem que saber ser confrontado, quando é confrontado você tem que, com argumentos, com conteúdo, manter a sua postura para que não perca o controle da situação, principalmente diante do momento de caos que você vai precisar seguir, você vai precisar dos seus companheiros para te ajudar. Então, saber ser confrontado, manter a postura para que chegue a uma conclusão e a partir daí vocês continuem trabalhando como uma equipe é fundamental, foi o que aconteceu."

- O que um técnico e um capitão precisam ter para não falharem nessa função de liderança?

"Precisa de entusiasmo, precisa de paixão, um líder ele tem que ser apaixonado. Existe uma ordem para você convencer os seus liderados, em primeiro lugar você tem que ser entusiasmado, ter paixão. Depois desse entusiasmo vem a convicção, porque todo entusiasmado ele é convicto daquilo que ele faz, daquilo que ele quer. Existem muitos médicos, advogados, empresários, atletas, a diferença é que alguns exercem essa função com paixão e entusiasmo, e isso traz convicção, é bonito ver um apaixonado falando daquilo que faz. Então, a paixão, convicção, ela traz convencimento, essas são características de um grande líder para poder convencer, influenciar positivamente, contagiar o ambiente, e eu acredito que todo líder apaixonado pelo que faz ele sai na frente."

- E agora do outro lado, como um torcedor, o que você espera do Flamengo em 2024? Acha que Tite conseguiu “acertar” o time após um 2023 sem títulos?

"Espero um Flamengo vitorioso este ano, eu vejo que sim. O Tite (treinador) tem feito um excelente trabalho, tem jogadores do mais alto nível lá. Eles têm trabalhado cada vez mais como equipe, cada um na sua função, potencializando a virtude um do outro, e esse é o grande desafio, a reposição de peças durante o jogo, que mantém o nível mais alto. Então, está de parabéns até agora."

- E Gabigol (reserva desde a temporada passada), vai voltar a ser o artilheiro que sempre foi?

"Eu acredito que o Flamengo vai fazer uma excelente temporada, e o Gabi vai sim, vai voltar a ser o artilheiro, é natural que em alguns momentos a gente, como atleta, e na vida pessoal também, passa por situações mais difíceis, mas eu confio muito que ele vai voltar a jogar no mais alto nível."

Saiba mais

Expolife

Data: quarta (13) e quinta-feira (14)

Abertura: quarta-feira (13), às 13h30

Palestra de abertura com Diego Ribas: quarta-feira (13), às 14 horas

Horário de funcionamento da feira: 14h às 22h

Local: Ilha Álvares Cabral – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2100 - Bento Ferreira, Vitória

Entrada: gratuita para visitantes

Credenciamento pela internet, clicando aqui.

Mais informações: Instagram @expolife.es e no site

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: